Topo

Luxemburgo desvia de perguntas sobre Grêmio e mantém mistério para Gre-Nal

Vanderlei Luxemburgo evita até pistas sobre o time do Grêmio para clássico Gre-Nal 392, domingo - Lucas Uebel/Grêmio FBPA
Vanderlei Luxemburgo evita até pistas sobre o time do Grêmio para clássico Gre-Nal 392, domingo Imagem: Lucas Uebel/Grêmio FBPA

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

27/04/2012 19h06

O técnico Vanderlei Luxemburgo evitou qualquer pista sobre o time do Grêmio que enfrenta o Internacional neste domingo, às 16h, no Beira-Rio, pela final do segundo turno do Gauchão. Nem possíveis retornos foram confirmados em uma entrevista pautada por fugas de perguntas diretas.

Como já confidenciou em uma entrevista, Luxemburgo tem no contato com os jornalistas uma estratégia de medir palavras e controlar o que pode ou não ser divulgado. Nesta sexta-feira, após fechar dois treinamentos na semana, ele não disse absolutamente nada definitivo. Pode ser isso ou aquilo, temos que pensar, não vou divulgar, todo tipo de desvio fez parte do repertório do comandante.

"O clássico é decisivo. Temos que trabalhar tudo que pertence ao jogo, que pode dar sequência ao trabalho. Treinamos em cima das virtudes e defeitos do adversário. Foi assim. Não podemos mudar muito, até porque não dá para contratar um jogador e por no domingo. Vocês conhecem todos nossos jogadores", disse Luxa.

As principais questões, não esclarecidas pelo treinador, se referem ao substituto de Léo Gago - que está fora por suspensão - e a possibilidade de retorno de Mário Fernandes ou Marcelo Moreno.

"O que mais deu certo, se encaixou foi o losango. Mas não temos o Léo Gago. E com certeza dá para manter ou procurar outra maneira. Treinamos bastante, fizemos muitos trabalhos táticos, está tudo definido", comentou.

Nenhuma afirmação conclusiva foi feita. Luxa não disse quem joga, se muda ou não, se altera maneira de jogar, ou qual posicionamento dos jogadores. "Tudo pode acontecer. Jogador sair, voltar, não posso responder", finalizou pouco antes de dar um sorriso. "Se mudarmos, vocês vão ver, se não mudarmos, também", concluiu.

Neste clima de mistério, Vanderlei Luxemburgo preparou o Grêmio para sua primeira decisão. O jogo de domingo vale o título do segundo turno do Campeonato Gaúcho e a chance de disputar mais dois jogos com o Caxias para a definição do campeão absoluto do torneio.