Topo

Grêmio e Inter não contam com seus ídolos e clássico fica carente de protagonistas

D"Ale e Kleber estavam em campo no último clássico e até se desentenderam (foto) - Nabor Goulart/Agência Freelancer
D'Ale e Kleber estavam em campo no último clássico e até se desentenderam (foto) Imagem: Nabor Goulart/Agência Freelancer

Jeremias Wernek e Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

28/04/2012 06h00

Grêmio e Internacional entram em campo neste domingo sem seus principais ídolos. Kleber e D'Alessandro, ambos lesionados, não disputarão o clássico 392, que decide o segundo turno do Gauchão. Ao mesmo tempo que o confronto padece sem protagonistas, os times buscam suprir as ausências com aspirantes de estrelas.

    D'ALE JÁ TEM HISTÓRIA EM GRE-NAIS

  • Edu Andrade/Agência Freelancer

    Autor de muitos gols, decisivo contra o rival, D'Alessandro é expoente do Inter em Gre-Nal

A baixa do Internacional já virou problema crônico neste ano. D’Ale sentiu a terceira lesão muscular contra o Veranópolis, no domingo passado. Saiu de campo abatido e recebeu o diagnóstico de ficará parado por até quatro semanas.

“O D’Ale é diferenciado, a técnica dele é muito diferente mesmo”, definiu o centroavante Leandro Damião. “Ele tem a capacidade de dar o timing ao time. Sabe quando acelerar a jogada, quando cadenciar mais a saída da bola”, corroborou Dorival Júnior, que já empilhou elogios ao gringo.

Sem D’Alessandro, o Inter não tem número ruins em 2012. Mas sofre pela falta de um líder, uma figura que transmita vibração. Na ausência dele, Tinga e Dátolo se dividem na missão de alimentar o ataque mas até agora o trabalho vem sendo maior do que a dupla pode aguentar.

Dátolo, aliás, é o antídoto vermelho para a baixa tão significativa. Gringo por gringo. O problema é que a amostra recente do camisa 23 não é das melhores. Contra o Fluminense, ele pediu para cobrar o pênalti e acabou perdendo.

 O Grêmio vive problema mais grave e há mais tempo. Kleber se lesionou contra o Cruzeiro-RS, no dia 25 de março. Uma dividida com Léo ocasionou a fratura na fíbula da perna direita, que o afasta dos gramados desde então. Só que ao contrário da previsão inicial de cinco meses, o Gladiador deve ficar fora somente três.

KLEBER CONTINUA NA ARTILHARIA DO TIME

  • Neco Varella/Agência Freelancer

    Kleber decidiu o último Gre-Nal e está fora por lesão na fíbula, mas segue goleador da temporada

Mas o protagonista do último clássico, quando marcou o gol da vitória e simbolizou a reação gremista num momento de instabilidade - pois havia acabado de demitir Caio Júnior, não estará em campo neste domingo. A rotina do camisa 30 o autoriza a trabalhos de fisioterapia e repouso. Como o jogo é no Beira-Rio, ele nem deve fazer o que tomou por costume: assistir da arquibancada.

D’Alessandro quase deixou Porto Alegre em janeiro, mas acabou recebendo um gordo aumento e preteriu a proposta tentadora do futebol chinês. Mas dos 22 jogos que o Inter disputou na temporada ele só esteve em 11. Com D’Ale, a equipe conseguiu sete vitórias, um empate e três derrotas.

Kleber, por sua vez, atuou em 16 partidas e marcou nove gols. Mesmo fora do time há mais de um mês, segue como artilheiro do ano. Para suprir sua ausência, Bertoglio tem sido utilizado.

Não é o mesmo na idolatria da torcida ou nos gols, mas o camisa 7 argentino tem cumprido seu papel. Nos gols, se alguém consegue substituir Kleber é Marcelo Moreno, que tem 8 em 16 jogos. Mas por vir também de lesão, o boliviano não está confirmado.