Topo

Humildade e valorização do Estadual marcam discurso pré-clássico do Grêmio

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

28/04/2012 15h05

O momento mudou, mas a estratégia pré-clássico do Grêmio para superar o Internacional neste domingo é a mesma do último encontro entre os dois grandes de Porto Alegre. A humildade e a valorização da disputa estadual pautaram as declarações da semana gremista, colocando o rival como favorito na final do segundo turno.

O favoritismo do Inter, na avaliação gremista, se dá por atuar em casa e ter uma equipe junta há mais tempo. Discurso semelhante ao adotado nas quartas de final do primeiro turno. Na ocasião, porém, o Grêmio passava por um momento complicado e foi treinado interinamente por Roger já que Caio Jr havia perdido cargo. A vitória por 2 a 1 simbolizou reversão de expectativas e o início tranquilo do trabalho de Vanderlei Luxemburgo.

Mas a principal característica das manifestações dos atletas do time tricolor durante a semana foi a humildade. Do mais experiente ao mais jovem, todos enalteceram o trabalho do rival e evitaram opiniões definitivas sobre o jogo.

"O clássico só vai acontecer porque as duas equipes estiveram no nível que todos esperam no segundo turno. Mas somente um pode decidir o campeonato. Então, independente de qualquer coisa, precisamos vencer para começar bem a temporada. Para nós é muito importante fazer a final contra o Caxias e conquistar o Gauchão", disse o capitão do time, Gilberto Silva.

De fato, conquistar o Estadual é sinônimo de tranquilidade por mais tempo. Em 2011, por exemplo, o Grêmio passou a receber críticas mais fortes ao perder o título para o Internacional dentro do Olímpico. Pouco depois, Renato Gaúcho acabou demitido.

"Não existe isso do clássico ser um teste. Se eu perder tenho que ir embora? Ou se ganhar, vou renovar por cinco anos? Tudo está dentro de um contexto. Sabemos da importância do jogo, da rivalidade. Se perder, vem porrada, ou aqui, ou lá. É assim que se vive o futebol. O Grêmio tem uma temporada e o clássico está inserido nela", minimizou o técnico Vanderlei Luxemburgo.

Grêmio e Internacional se enfrentam neste domingo, às 16h, pela final do segundo turno do Campeonato Gaúcho. Quem vencer terá mais dois jogos com o Caxias - campeão do primeiro - para decisão do título estadual.