Topo

Luxa critica jogada ensaiada com gandulas no Inter e pede ação da comissão de arbitragem

Luxemburgo montou estratégia contra escanteio ensaiado com gandulas do Internacional e criticou - Lucas Uebel/Grêmio FBPA
Luxemburgo montou estratégia contra escanteio ensaiado com gandulas do Internacional e criticou Imagem: Lucas Uebel/Grêmio FBPA

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

28/04/2012 11h50

A jogada ensaiada de cobrança rápida em escanteios do Internacional conta com participação direta dos gandulas e foi criticada por Vanderlei Luxemburgo na última sexta-feira. Segundo o técnico do Grêmio, um 'corpo estranho' está participando do jogo e a comissão de arbitragem gaúcha precisa tomar uma atitude.

Luxa esteve atento a esta jogada durante os treinamentos da semana. Nos trabalhos fechados, foi montada uma estratégia para evitar o reposição rápida do Internacional. O goleiro Victor, por exemplo, pediu uma espécie de 'barreira' para impedir a cobrança.

"Isso é responsabilidade de quem comanda a arbitragem. Se eu pudesse, escalaria 6 gandulas do Grêmio. Quando eles colocassem a bola, o nosso ia lá e tirava", brincou Luxemburgo. "Cabe ao diretor de arbitragem da Federação saber se pode ou não. Já alertamos nossos jogadores", completou.

A jogada consiste na colocação rápida da bola na marca do escanteio. Sem tempo para defesa se reorganizar, um jogador do Inter cobra rapidamente para o primeiro que chegar na área. O lance deu certo contra o Juventude, por exemplo. Durante a fase de grupos do Gauchão, o time da serra ainda comemorava uma boa defesa do goleiro quando foi surpreendido e acabou levando o gol.

"É a primeira vez que um corpo estranho participa do jogo diretamente. Dizem que é legal. Vi ex-árbitros falando. Mas se é legal colocar a bola ali, também é bater o escanteio. Eles [gandulas] recolocam a bola em jogo. Mas, como eu disse, essa responsabilidade é da Federação", concluiu.

Grêmio e Internacional se enfrentam neste domingo, às 16h, no estádio Beira-Rio, na final do segundo turno do Campeonato Gaúcho. O time do Olímpico treina neste sábado encerrando a preparação para a partida. Quem vencer se credencia para mais dois jogos contra o Caxias - vencedor do primeiro turno - para definir o campeão gaúcho de 2012.