Topo

Por primeiro título do ano, Inter e Grêmio fazem 'final antecipada' do Gauchão

Inter e Grêmio se enfrentam neste domingo, às 16h, no Beira-Rio na final do 2º turno - Neco Varella - Nabor Goulart/Agência Freelancer
Inter e Grêmio se enfrentam neste domingo, às 16h, no Beira-Rio na final do 2º turno Imagem: Neco Varella - Nabor Goulart/Agência Freelancer

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

29/04/2012 06h01

Internacional e Grêmio ficaram fora da final do primeiro turno do Campeonato Gaúcho. Novo Hamburgo e Caxias decidiram, e o time da serra levou a melhor. Agora, o duelo entre os dois grandes de Porto Alegre vale a oportunidade de comemorar uma conquista, mesmo que seja somente do segundo turno. O duelo deste domingo, às 16h, no Beira-Rio também pode ser considerada final antecipada do torneio.

Quem vencer será campeão da Taça Farroupilha e terá mais dois jogos com o Caxias para definição do vencedor da edição 2012 do Gauchão. Mas como um time do interior do Estado não é campeão desde 2000 e o próprio Caxias mudou recentemente de treinador e vive momento de instabilidade, é difícil prever algo que não título de um dos grandes da capital.

A semana foi marcada por treinamentos fechados de parte a parte. Inter e Grêmio chegam em momentos de tranquilidade ao jogo, mesmo que com trajetórias diferentes na temporada. Ambos foram campeões de seus grupos no segundo turno do Gauchão e não encontraram dificuldade alguma contra os times menores. O Inter oscilou, mas segue na Libertadores. E o Grêmio, após um começo de ano complicado, vive grande fase com Vanderlei Luxemburgo.

Outro ponto que aproxima Inter e Grêmio é a ausência do principal ídolo do time. Nos vermelhos, uma lesão muscular afasta D'Alessandro, que só volta a atuar dentro de pouco menos de um mês. Já no time do Olímpico, Kleber Gladiador rompeu a fíbula da perna direita, passou por cirurgia e só volta em junho.

Dono da casa por ter melhor campanha no geral, a relação de desfalques do Inter é maior. Ao todo são cinco titulares fora. Além de D'Ale, Kleber também está lesionado. Oscar não teve contrato publicado em tempo de voltar a vestir a camisa colorada e Nei está suspenso. O quinto desfalque é Dagoberto, que foi fruto de mistério durante toda semana. Até seu colega de time, Tinga, no sábado, revelar que o ex-são-paulino realmente não vai jogar.

Já no Grêmio, o único fora de fato é Léo Gago, suspenso pelo terceiro cartão amarelo. Durante a semana, Marcelo Moreno e Mário Fernandes voltaram a treinar normalmente e a escalação deles depende unicamente de Vanderlei Luxemburgo.

Como os principais trabalhos de parte a parte não puderam ser acompanhados pela imprensa, qualquer escalação prevista passa por análises de entrevistas, informações de bastidor ou contextualizações. Treino de campo, nenhum foi visto.

Para suprir tantas ausências, o Inter deve utilizar Elton pela direita, improvisado. Na lateral esquerda Fabrício atua naturalmente. Sandro Silva segue no meio, com Jajá Coelho entrando na vaga de Dagoberto no ataque.

Já pelo Grêmio, Marcelo Moreno e Mário não têm presença garantida. A vaga de Léo Gago abre uma série de alternativas. A mais provável é a entrada simples de Marquinhos, com o esquema sendo mantido. Mas Vilson também não pode ser descartado, fortalecendo a defesa e liberando Fernando.

O clássico também tem o elemento que reflete nas casamatas. Dorival Júnior tentará amenizar seu fraco histórico contra o Grêmio. Até agora, em quatro confrontos com o maior rival, só venceu uma vez e nunca encheu os olhos da torcida com as atuações. Já Luxemburgo, em situação completamente diferente, luta para consolidar a boa fase do time, que com ele só perdeu um jogo, em seu primeiro clássico Gre-Nal como treinador.

Internacional x Grêmio

Data: 29/04/2012 (domingo)
Horário: às 16h (horário de Brasília)
Local: estádio Beira-Rio, em Porto Alegre
Transmissão na TV: RBS TV
Árbitro: Márcio Chagas da Silva
Auxiliares: Altemir Hausmann e Paulo Ricardo Conceição

Internacional
Muriel; Elton, Rodrigo Moledo, Índio e Fabrício; Sandro Silva, Guiñazu, Tinga e Dátolo; Jajá Coelho e Leandro Damião
Técnico: Dorival Júnior

Grêmio
Victor; Gabriel (Mário Fernandes), Gilberto Silva, Werley e Pará; Fernando, Souza, Marquinhos (Vilson) e Marco Antonio; Bertoglio e Marcelo Moreno
Técnico: Vanderlei Luxemburgo