Topo

Grêmio é beneficiado por calendário e 'foge' de pressão após derrota em clássico

Vanderlei Luxemburgo conheceu sua segunda derrota no comando do Grêmio, domingo - Nabor Goulart/Agência Freelancer
Vanderlei Luxemburgo conheceu sua segunda derrota no comando do Grêmio, domingo Imagem: Nabor Goulart/Agência Freelancer

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

30/04/2012 06h01

O Grêmio já havia determinado no início da semana que partiria para Fortaleza no início da tarde desta segunda-feira. A viagem ao Ceará se dá pela partida de quarta-feira, pela Copa do Brasil. No entanto, o calendário não poderia ser melhor e fará o time tricolor ficar 4.137 Km longe da pressão pela derrota no Gre-Nal.


No domingo, o Grêmio foi vencido pelo Internacional, no Beira-Rio, por 2 a 1. A derrota significou o fim da primeira chance de título do ano. O rival conquistou o segundo turno do Gauchão e irá disputar a final contra o Caxias. Ao Grêmio, resta pensar na Copa do Brasil.

  • Nabor Goulart/Agência Freelancer

    Vanderlei Luxemburgo discutiu com um gandula no Gre-Nal e acabou expulso. A exemplo do que fez como jogador, em 1978, não conseguiu acabar um clássico. Após a partida, se disse arrependido.

E é exatamente isso que o elenco irá fazer. O grupo se reapresenta nesta segunda-feira pela manhã. Após um breve treinamento, os jogadores irão ao aeroporto e embarcam no início da tarde para Fortaleza.

A 'fuga' da pressão não foi premeditada. Caso o Grêmio tivesse vencido, a programação seria exatamente a mesma. Mas em caso de derrota, ficar longe de Porto Alegre por alguns dias é o melhor que poderia acontecer para a tranquilidade do elenco.

Vanderlei Luxemburgo, expulso após forte discussão com um gandula no Gre-Nal, terá um treinamento em solo cearense para reorganizar o time. Enquanto isso, Mário Fernandes vai viajar à Rússia para realizar exames médicos no CSKA. O lateral direito foi vendido, mas retornará ao Brasil e permanecerá no time tricolor até agosto.

Distante 4.137 Km [entre Porto Alegre e Fortaleza] do foco, o Grêmio aposta todas suas fichas na competição nacional. Para o jogo contra o Fortaleza, Léo Gago retorna e Marcelo Moreno deve começar como titular. O reflexo negativo do clássico aumentou a responsabilidade para o torneio, já que a primeira chance de título do último ano do Olímpico foi perdida.

Grêmio e Fortaleza jogam na quarta-feira, às 19h30, pelas oitavas de final da Copa do Brasil. Quem passar neste duelo terá pela frente o classificado entre Bahia e Portuguesa, que já disputaram o primeiro jogo e empataram em 0 a 0.