Topo

Luxa pede reforços no Grêmio e vê São Paulo, Corinthians, Santos e Inter como exemplos

De olho no Brasileirão, Luxemburgo acredita que o Grêmio precise de mais alternativas - Neco Varella/Agência Freelancer
De olho no Brasileirão, Luxemburgo acredita que o Grêmio precise de mais alternativas Imagem: Neco Varella/Agência Freelancer

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

30/04/2012 09h30

Na avaliação do presidente do Grêmio, Paulo Odone, os desfalques foram fundamentais para queda diante do Internacional no domingo. O técnico Vanderlei Luxemburgo concorda com isso, tanto que pediu reforços em entrevista coletiva. Segundo o treinador, Corinthians, São Paulo, Santos e Inter são exemplos para o clube do Olímpico.

  • Nabor Goulart/Agência Freelancer

    Vanderlei Luxemburgo discutiu com um gandula no Gre-Nal e acabou expulso. A exemplo do que fez como jogador, em 1978, não conseguiu acabar um clássico. Após a partida, se disse arrependido.

A suspensão de Léo Gago deixou o Grêmio sem alternativas de mesma característica. Vilson é zagueiro e se jogasse seria improvisado. Felipe Guedes ainda é inexperiente para jogos desta grandeza. Assim, Vanderlei teve que mudar, e errou.

O Grêmio começou o jogo com três atacantes: Miralles, Bertoglio e André Lima. Com esta formação, nenhum chute em gol foi dado durante os 45 minutos iniciais. Percebendo equívoco, o técnico fez duas alterações no intervalo e voltou a formação para o habitual 4-4-2. Seu time melhorou, mas não o suficiente para vencer.

Após a partida, Luxa pediu claramente por reforços. Segundo ele, o elenco precisa de mais alternativas para suportar um campeonato grande como o Brasileirão, em condições de brigar pelo título.

"Estamos pensando em tudo. Temos que trabalhar o elenco para o Campeonato Brasileiro. Mas em termos de disputa de título, temos que melhorar muito. Precisamos de gente. Inter, Corinthians, São Paulo, Santos tem isso. Repito sempre: temos que melhorar, ganhar opções", disse Luxemburgo.

Até porque, em relação ao grupo atual, o time do Olímpico já tem mais uma baixa certa. Mário Fernandes foi vendido ao CSKA e deixa o clube em agosto. Durante o ano, o Grêmio negociou uma série de jogadores, trouxe outros tantos, mudando completamente o elenco em relação ao ano passado. Até agora, tantas trocas não surtiram o efeito esperado.

"Ou vamos melhorar ou criamos uma situação ruim em um campeonato mais difícil. Temos que entrar no Brasileirão para ficar no grupo de cima. O Grêmio é um clube grande, se fica no grupo de baixo, toma porrada de todo lado", simplificou o técnico.

O departamento de futebol já recebeu aval do presidente do clube para seguir analisando o mercado atrás de possibilidades. Também após o Gre-Nal, Paulo Odone garantiu que novidades sobre contratações surgirão em breve. "Precisamos nos reforçar", garantiu o mandatário.

O Grêmio viaja para o Ceará nesta segunda-feira. Na quarta, o Fortaleza será adversário no estádio Presidente Vargas. O jogo está marcado para as 19h30, e será o primeiro das oitavas de final da Copa do Brasil.