Topo

Clube de futebol mais antigo do Brasil é rebaixado para a 3ª divisão do RS

Equipe do Rio Grande, clube mais antigo do Brasil, rebaixado para a 3ª divisão do futebol gaúcho - Divulgação/Site oficial do Rio Grande
Equipe do Rio Grande, clube mais antigo do Brasil, rebaixado para a 3ª divisão do futebol gaúcho Imagem: Divulgação/Site oficial do Rio Grande

Do UOL, em Porto Alegre

03/05/2012 15h11

O clube de futebol mais antigo do Brasil, o Sport Club Rio Grande, enfrenta mais uma crise nos seus 111 anos de história. Na tarde da última quarta-feira, o “vovô" com é conhecido, perdeu por 3 a 1 para o Farroupilha, em Pelotas, e foi rebaixado para a terceira divisão do futebol gaúcho.

Fundado exclusivamente para a prática do futebol no dia 19 de julho de 1900, o Rio Grande é considerado pela Confederação Brasileira de Futebol como o clube mais antigo do país. Em homenagem ao ineditismo da criação da instituição, a CBF definiu a data de fundação do "Vovô" como o dia nacional do futebol.

Flamengo, Botafogo, Vasco da Gama e Vitória foram fundados antes de 1900, porém, não tinham o futebol como esporte exclusivo. O Rio Grande também é mais velho que a Ponte Preta que foi instituído como clube 23 dias após o "Vovô".

Campeão estadual de 1962 e vice em 1941, o clube da cidade da região Sul voltou a participar da primeira divisão em 2000. Na oportunidade, a Federação Gaúcha de Futebol instituiu a "Copa Sport Club Rio Grande - Um Século de Futebol" e convidou a agremiação. Não se classificou na primeira fase e retornou para o acesso no mesmo ano.

Além do Rio Grande, que disputou 17 jogos e fez 19 pontos, 14 de Julho, Guarani de Venâncio Aires, Sapucaiense, Juventus de Santa Rosa e Milan de Júlio de Castilhos também foram rebaixados para a terceira divisão. A última rodada da 1ª fase da divisão de acesso ocorre no próximo final de semana. Brasil de Pelotas e Esportivo de Bento Gonçalves lideram os grupos. Mais três fases serão disputadas para apontar os dois clubes que subirão para a elite do futebol gaúcho.