Topo

Com Oscar, mas sem meio time, Inter pega o Caxias para manter histórico da final

Após 50 dias impedido de atuar pela Justiça e CBF, Oscar retorna ao time do Inter - Alexandre Lops/AI Internacional
Após 50 dias impedido de atuar pela Justiça e CBF, Oscar retorna ao time do Inter Imagem: Alexandre Lops/AI Internacional

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

06/05/2012 06h02

O Internacional começa a decidir o Campeonato Gaúcho neste domingo, em Caxias do Sul, ante o Caxias. Com a boa notícia de poder utilizar Oscar, mas ainda sem cinco titulares. Uma vitória no estádio Centenário deixa a vida vermelha bem mais fácil para a partida de volta, em 13 de maio. E de quebra ainda pode ajudar a confirmar o histórico dos times da capital contra os representantes do interior em finais.

Nos últimos dez anos nenhum outro time fora da dupla Gre-Nal faturou o Gauchão. A última taça do interior foi justamente do Caxias, em 2000, com Tite na casamata. Nas recentes decisões com equipes de Caxias do Sul, o colorado não só levou a melhor como goleou.

Em 2008, fez 8 a 1 diante do Juventude. No ano seguinte, na final do segundo turno, repetiu o escore em cima do rival deste final de semana. Para tentar quebrar a sina, o Caxias aposta na estreia do técnico Mauro Ovelha, que chegou no meio de abril mas ainda não comandou a equipe em nenhuma partida.

Durante a semana, o jogo em si quase ficou ofuscado por completo diante do novo impasse envolvendo Oscar. Foram três dias de apreensão total pela publicação do nome do meia no Boletim Informativo Diário da CBF. Para minimizar as brechas de montar um time que não poderia ser usado, o Inter até mudou o horário de um treinamento. E pôde celebrar.

“Claro que estamos felizes, o Oscar é muito bom jogador e importante para o nosso time”, disse o vice de futebol do Inter, Luís Anápio Gomes, logo depois de Oscar retomar a condição de jogo. “Nunca escondi de vocês o quanto o Oscar é fundamental para nossa equipe”, completou o técnico Dorival Júnior.

Mas mesmo com Oscar livre, o Internacional não espalhou sua escalação aos quatro ventos. Pelo contrário, os treinos foram sem a presença dos jornalistas e Dorival Júnior fez o possível para não falar das escolhas. Que precisaram compensar a suspensão de Rodrigo Moledo e Leandro Damião. Além das lesões de Kleber e D’Alessandro. Dátolo também é baixa por dores musculares.

“Tivemos muitas mudanças no meio-campo durante o campeonato e mesmo assim o Inter se sustentou. Eu prefiro dizer que teremos reforços do que falar em desfalques. Prefiro ver como atletas que vínhamos preparando dentro do grupo”, afirmou o treinador ao ser indagado sobre substitutos.

No Caxias, a final do Gauchão é envolta de uma expectativa incomum. Campeão do primeiro turno, o time grená caiu cedo na Taça Farroupilha e resolveu mudar. Demitiu o técnico campeão, Paulo Porto, e trouxe Mauro Ovelha. O novo chefe ainda nem sequer estreou e teve quase 30 dias para apenas treinar a equipe.

“É a partida das nossas vidas e estamos prontos para fazer uma grande atuação contra o Inter. Nossas possibilidades passam muito por esses primeiros 90 minutos; por isso temos consciência de que precisamos do jogo perfeito”, disse o volante Paraná.

Mesmo sabendo de como seu status, de finalista do regional, é ímpar o Caxias pode não ter o estádio lotado. A torcida na serra reclamou durante a semana do preço das entradas. Por ser decisão, a diretoria reajustou a tabela e agora cada bilhete custa R$ 60.

Caxias x Internacional

Data: 06/05/2012 (domingo)
Horário: às 16h (horário de Brasília)
Local: estádio Centenário, em Caxias do Sul
Transmissão na TV: RBS TV e PFC
Árbitro: Jean Pierre Lima
Auxiliares: Júlio Cesar dos Santos e José Franco Filho

Caxias: Paulo Sérgio; Michel, Lacerda, Jean e Lino; Umberto, Paraná, Wrangler e Matheus; Vanderlei e Caion
Técnico: Mauro Ovelha

Internacional: Muriel; Nei, Bolívar, Índio e Fabrício; Sandro Silva, Guiñazu, Tinga e Oscar; Jajá Coelho e Jô
Técnico: Dorival Júnior