Topo

Contra o Esportivo, Grêmio estreia no Gauchão com time B e aposta em 'campeões da base'

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

20/01/2013 06h00

O Grêmio estreia no Campeonato Gaúcho neste domingo, às 17h, contra o Esportivo, em Bento Gonçalves. O time tricolor usa o time B por priorizar a Libertadores. Em campo, a aposta é em jovens com histórico de títulos nas categorias de base.

Busatto foi campeão e melhor jogador do Brasileirão Sub-20 de 2009, Tinga, Gerson, Carlos Alexandre, Calyson, Gustavo Xuxa, Lucas Coelho e o técnico Marcelo Mabília venceram a Taça BH de 2012 e Ramiro foi campeão da Copa FGF pelo Juventude. Todos já conquistaram competições em times menores.

Juntos com os 'campeões da base', Werley e Léo Gago são responsáveis pela experiência do elenco. Assim, o Grêmio espera começar bem o Estadual e encerrar jejum que completará três anos.

"Eles [Gago e Werley] estão sendo muito importantes para os meninos. A palavra deles é importante e eles têm assumido o posto de comando. Estamos montando uma mescla de jovens e experientes. Conseguiremos fazer um bom papel", disse o técnico Marcelo Mabília.

Para priorizar a Libertadores, o Grêmio levou o grupo principal para o Equador, onde a segunda parte da pré-temporada mira adaptação à altitude. Enquanto isso, os suplentes permaneceram trabalhando em Porto Alegre visando o jogo deste domingo. E tiveram problemas. O primeiro foi Léo Campos, que se lesionou. Depois, Douglas Grolli precisou integrar o elenco de cima e também foi desligado do time. O último a se queixar de dores foi Jean Deretti, vindo do Figueirense.

Uma dúvida persiste no time. Deretti ou Xuxa. As demais posições estão definidas, com a formação variando entre o 4-4-2 e o 4-2-3-1. A única amostra dada pelos titulares foi amplamente positiva. Em jogo-treino contra o Sindicato dos Atletas Profissionais do Rio Grande do Sul, vitória por 7 a 0 em 45 minutos, com cinco gols do centroavante Lucas Coelho.

"É um atacante de força, a mobilidade não é seu forte. Fiquei muito feliz com a atuação dele no jogo-treino e ainda mais com a postura na Copa São Paulo [quando fez dois gols contra o Grêmio Prudente]. Ele seria reserva do Yuri Mamute, que é mais jovem do que ele. Conversamos e vi que ele precisava disso. Ele conseguiu ir bem em um jogo decisivo, isso é muito importante para um atacante. Torço para que aproveite a oportunidade, que possa ter sucesso e amadurecer no clube", revelou Mabília.

Enquanto isso o Esportivo mira reconquistar posto importante entre os times do interior gaúcho. Depois de amargar duas temporada na Série B, a equipe da serra pretende, primeiro, garantir permanência na elite. O time do técnico Luís Carlos Wink é recheado de conhecidos da dupla Gre-Nal. Os principais nomes são Ediglê, Léo e Felipe Athirson, todos com passagens pelo Internacional.

Esportivo x Grêmio

Data: 20/01/2013 (domingo)
Horário: às 17h (horário de Brasília)
Local: estádio Montanha dos Vinhedos, em Bento Gonçalves (RS)
Transmissão na TV: RBS TV
Árbitro: Leandro Vuaden
Auxiliares: Júlio Cesar dos Santos e Alexandre Kleiniche

Esportivo
Fabiano; Anderson Feijão, Ediglê, Dirley e Erick; Fábio Oliveira, Mateus, Filipe Athirson e Rafael Bittencourt; Gillian e Leo.
Técnico: Luís Carlos Wink

Grêmio
Busatto; Tinga, Werley, Gerson e Carlos Alexandre; Léo Gago, Ramiro, Gustavo Xuxa, Rondinelly e Calyson; Lucas Coelho
Técnico: Marcelo Mabília