Topo

Reforçado e com técnico novo, Grêmio B pega o Santa Cruz em 'novo adeus' do Olímpico

Roger Machado comandará o Grêmio no "novo adeus" do Olímpico, neste domingo - Lucas Uebel/Grêmio
Roger Machado comandará o Grêmio no 'novo adeus' do Olímpico, neste domingo Imagem: Lucas Uebel/Grêmio

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

27/01/2013 06h00

O estádio Olímpico terá, neste domingo, sua segunda despedida. Depois de ser 'aposentado' e voltar a ativa de forma emergencial, o campo gremista receberá Grêmio B e Santa Cruz às19h30, pela terceira rodada do primeiro turno do Gauchão. O clube garante que será a última partida oficial antes da implosão, marcada para março. Reforçado por jogadores do principal e com Roger Machado no comando, o tricolor espera recuperar os pontos perdidos na última rodada, quando perdeu para o Canoas em casa.

Marcelo Mabília voltou para as categorias de base. Roger, tão logo retornou do Equador com a delegação principal, assumiu o comando da equipe B, que disputa as primeiras rodadas do Gauchão. No sábado, o ex-lateral de Grêmio e Fluminense comandou atividade e definiu mudanças no time.

Até porque Roger recebeu jogadores que Mabília não tinha. Alex Telles, Yuri Mamute, Douglas Grolli e Marco Antonio foram integrados ao grupo inferior e participarão do duelo deste domingo. Por outro lado, Lucas Coelho, artilheiro da equipe no Gauchão com dois gols, é dúvida e não treinou no sábado devido a um desconforto muscular.

Léo Gago está fora pois segue entregue ao departamento médico. No gol, outra alteração. Busatto será reserva do time de cima na quarta-feira, pela pré-Libertadores, contra LDU em função da lesão de Dida. Por isso, Matheus defenderá o gol gremista no Estadual.

"É uma satisfação incrível [participar da nova despedida do Olímpico]. Estou no Grêmio há 11 anos e no ano passado eu brincava com o Marcelo Grohe que éramos os mais velhos no clube. Foi uma honra ter ficado no banco naquele Gre-Nal, e uma honra maior ainda participar deste jogo", disse Matheus.

O Olímpico se despede novamente. Os dois jogos a serem disputados no estádio a pedido da administração da Arena com objetivo de preservar o gramado para Libertadores se encerram e, segundo o presidente Fábio Koff, os demais duelos todos ocorrerão na casa nova. Mesmo que o campo de jogo esteja longe do ideal e siga preocupando o clube.

Além da óbvia busca por três pontos, o Grêmio ainda pretende dar ao 'Velho Casarão' um adeus melhor do que o do fim de 2012. No Gre-Nal derradeiro do Brasileirão, o empate em 0 a 0 significou a perda da vaga direta para Libertadores. A meta é vencer e se despedir em alta do palco de tantas glórias.

Santa Cruz em baixa e com atacante 'folclórico'

O adversário do Grêmio neste domingo deposita todas suas fichas em Brasão. O folclórico jogador, famoso no nordeste do país, ainda não vibrou com uma vitória sequer no Rio Grande do Sul. Isto porque o alvinegro soma um ponto somente na classificação do Estadual. Empatou na primeira rodada, perdeu na segunda.

O técnico Sérgio Ramirez perdeu o zagueiro Teda, expulso na última partida. A tendência é de escalação no 3-5-2, com Márcio Nunes entrando no time.

GRÊMIO X SANTA CRUZ

Data: 27/01/2013 (domingo)
Horário: 19h30 (de Brasília)
Local: estádio Olímpico, em Porto Alegre (RS)
Transmissão: PFC
Árbitro: Diego Almeida Real (RS)
Auxiliares: José Javel Silveira e Charles Lorenzetti (ambos gaúchos)

GRÊMIO
Matheus; Tinga, Douglas Grolli, Werley e Alex Telles; Gerson, Ramiro, Marco Antonio e Jean Deretti; Lucas Coelho (Gustavo Xuxa) e Yuri Mamute
Técnico: Roger Machado

SANTA CRUZ
Fernando Vizzoto; Márcio Nunes, Marx Ferraz e Marcelinho; João Neto, Diego Teles, Maurinho, Cleiton e Wellington Baroni; Gabriel e Brasão
Técnico: Sérgio Ramirez