Topo

Inter defende invencibilidade em clássicos em Erechim, que retornam após 3 anos

Centroavante Alecsandro marcou o gol no último Gre-Nal disputado em Erechim - Alexandre Lops/AI Inter
Centroavante Alecsandro marcou o gol no último Gre-Nal disputado em Erechim Imagem: Alexandre Lops/AI Inter

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

03/02/2013 09h32

O clássico Gre-Nal volta a ser disputado em Erechim depois de três anos. Neste domingo, os dois grandes do Rio Grande do Sul desfilarão sua rivalidade no campo do Colosso da Lagoa. E além de três pontos na classificação do primeiro turno do Estadual, o jogo das 17h vale a invencibilidade colorada. Até hoje, três duelos foram disputados na cidade, duas vitórias do Inter e um empate.

O primeiro duelo no Colosso da Lagoa ocorreu em 21 de junho de 1992. Um amistoso acabou sem gols. O Grêmio, na ocasião, considerou o resultado positivo, pois vinha de um rebaixamento.

Em jogos oficiais, Erechim passou a sediar clássicos em 2009. Numa iniciativa que visava tornar o primeiro clássico do ano itinerante, aproximando o duelo mais importante do futebol gaúcho das cidades do interior, a Federação Gaúcha de Futebol mandou partidas no Colosso da Lagoa por dois anos seguidos.

GRE-NAIS EM ERECHIM MOSTRAM SUPREMACIA DO INTER, QUE ESTÁ INVICTO

CLÁSSICOFICHA TÉCNICA DO CONFRONTO NO ESTÁDIO COLOSSO DA LAGOA, DO YPIRANGA
1992Resultado: Grêmio 0 x 0 Inter

Grêmio: Chico; Polaco, Sandro Blum, Luciano e Lélis; Jamir, Mabília (Carlos Miguel) e Daniel; Tico (Alexandre Bochecha), Júnior (Binho) e Alexandre. Técnico: Zeca Rodrigues.

Inter: Maizena; Paulão (Júlio César), Pinga, Gilmar Iser e Canhoto; Fraga, Moreno e Pedro Paulo (Marcelo Prates); Edmundo, Fábio Cabeça (Nílson Aragão) e Gilmar Gonçalves. Técnico: Casemiro Mior.

2009Resultado: Grêmio 1 x 2 Inter (Jonas para o Grêmio; Nilmar e D'Alessandro para o Inter)

Grêmio: Victor; Léo, Réver e Rafael Marques; Ruy, Willian Magrão (Adílson), Diogo (Jonas), Tcheco, Souza e Fábio Santos; Alex Mineiro (Reinaldo) Técnico: Celso Roth.

Inter: Lauro; Danilo Silva, Índio, Álvaro e Marcão; Magrão, Guiñazu, D'Alessandro (Kléber) e Alex (Andrezinho); Taison e Nilmar (Danny Morais) Técnico: Tite.

2010Resultado: Inter 1 x 0 Grêmio (Alecsandro para o Inter)

Inter: Lauro; Índio, Bolívar e Fabiano Eller; Nei, Sandro, Guiñazu, Giuliano e Kleber; Taison e Alecsandro. Técnico: Jorge Fossati.

Grêmio: Victor; Mário, Rafael Marques e Maurício; Joílson, Adílson, Ferdinando, Souza e Lúcio; Jonas e Borges. Técnico: Silas.

No primeiro, vitória do Inter. Em 8 de fevereiro de 2009, os dois clubes usaram titulares e o Grêmio reclamou muito da arbitragem. Nilmar e D'Alessandro marcaram pelo Inter, Jonas para o Grêmio, que ainda teve um gol polêmico anulado. Após o jogo, ainda, o atacante Taison, do Inter, acusou o técnico gremista Celso Roth de ter 'mandado bater' nele.

No ano seguinte, o clássico voltou à cidade do interior e novamente ninguém foi poupado. Alecsandro desencantou para o Inter. Em um jogo de poucas chances, o centroavante contou com escorada de cabeça de Edu e colocou na rede. O time treinado por Jorge Fossatti garantiu três pontos.

Talvez por isso que o Internacional resolveu mandar a partida [que não será disputada no Beira-Rio por o estádio estar em obras para Copa do Mundo de 2014] para Erechim novamente. O município jamais viu o time vermelho ser derrotado.

Cabe ao Grêmio, com time suplente e sem o técnico Vanderlei Luxemburgo, tentar reverter o quadro e ao mesmo tempo acabar com a série de derrotas no Estadual que já soma duas partidas.