Topo

Grêmio dá 'rodagem' a Kleber e visita o Pelotas de olho na Libertadores

Kleber ganhará ritmo de jogo em preparação para pegar o Flu na Libertadores - Lucas Uebel/Divulgação/Grêmio FBPA
Kleber ganhará ritmo de jogo em preparação para pegar o Flu na Libertadores Imagem: Lucas Uebel/Divulgação/Grêmio FBPA

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

20/03/2013 06h00

O Grêmio enfrenta o Pelotas pela segunda rodada do returno do Gauchão nesta quarta-feira, às 22h, no estádio Boca do Lobo. O jogo marca o início dos testes no time tricolor visando o jogo contra o Fluminense, no próximo dia 10, pela Libertadores. A meta imediata é dar 'rodagem' a Kleber Gladiador, que voltou no último sábado e tem boas chances de começar como titular.

Após quatro meses lesionado, o camisa 30 entrou no segundo tempo do duelo com o Lajeadense, vencido pelo Grêmio por 2 a 0. Após o jogo, Kleber se disse cansado e ainda sem ritmo de jogo. Para alcançar o melhor nível até o duelo com o Flu, é necessário ganhar tempo em campo e para isso o duelo desta quarta será fundamental.

O pensamento de usar Kleber e mudar a formação titular se dá pela ausência de Elano na Libertadores. O meia recebeu o terceiro cartão amarelo e não enfrenta o tricolor carioca. Marco Antonio é considerado insuficiente para assumir a armação ao lado de Zé Roberto em um jogo tão importante. Por isso, Kleber, se aprovar, pode formar trio ofensivo com Barcos e Vargas.

O técnico Vanderlei Luxemburgo não deu indícios da equipe titular durante a semana. O Gladiador disputa vaga com Welliton, que também pode ser testado visando a Libertadores. Confirmado somente as ausências de Vargas e Fernando, que servem às seleções de Chile e Brasil respectivamente. Além deles, Marcelo Moreno também está com o time nacional, só que da Bolívia, mas o centroavante sequer vinha sendo opção no banco de reservas.

ENQUANTO ISSO, GRÊMIO VIVE 'DIA D' PARA LIBERAR ARQUIBANCADA DA ARENA

O representante do Grêmio na reunião da tarde desta terça-feira na sede do Ministério Público, Nestor Hein, deixou o encontro muito irritado. O encontro visava definir o que aconteceria com o espaço de arquibancadas, atualmente interditado. Mas segundo o vice-presidente do clube, o Corpo de Bombeiros mandou um representante sem poder algum, não o comandante do batalhão. Novas exigências foram feitas, contrariando o acordo anterior. Tal situação foi adjetivada como 'fiasco'.
LEIA MAIS
O encontro entre Grêmio, MP, Bombeiros e administração da Arena nesta terça-feira não foi bem-sucedido. O representante gremista saiu irritado da reunião, definida como 'fiasco'. Após os ânimos se acalmarem, os promotores do MP criticaram os bombeiros e anunciaram a marcação de um novo diálogo.
LEIA MAIS

Outra baixa é André Santos que foi liberado pela direção para fazer sua mudança de Londres - onde atuava pelo Arsenal - para o Brasil. Ele não participou dos treinamentos da semana e não irá atuar. Fábio Aurélio, que se recupera de lesão, também não tem condições de jogo ainda. Portanto, Guilherme Biteco, que originalmente é meia mas tem treinado repetidamente como lateral esquerdo, é a única opção.

A tendência é que o Grêmio atue na formação original, com Adriano entrando na primeira função do meio-campo e Kleber no ataque. Assim, a estrutura de time seria mantida. No entanto, há a chance de uma mudança mais drástica, com Kleber e Welliton entrando juntos no time e a formação mudando para 4-3-3.

"Joguei de primeiro volante e de segundo no ano passado. Não muda muito. Durante o primeiro semestre atuamos também com três volantes. O importante é que no futebol de hoje precisamos saber defender e também atacar. O time precisa estar pronto para isso", disse o volante Souza.

A ideia do Grêmio nos jogos de Gauchão que antecedem o duelo com o Flu pela Libertadores é encaminhar ou garantir a classificação para as finais do returno. Para isso é necessário somar pontos logo de cara. "Queremos garantir a classificação o mais rápido possível para ter tranquilidade no jogo com o Fluminense", explicou Souza.

Adversário embalado por vitória na estreia

O Pelotas é um time tradicional da zona sul do Estado. Rival do Brasil de Pelotas, o time amarelo e azul conta com uma torcida participativa e presente. No primeiro turno do Estadual, porém, as coisas não aconteceram como esperado. A equipe acabou em 6º no grupo A, fora da zona de classificação. Mas o segundo turno começou bem, com vitória por 1 a 0 sobre o Novo Hamburgo fora de casa. Para a partida, o técnico Barbieri não conta com Serjão, lesionado, e Felipe Guedes, que pertence ao Grêmio e não pode atuar por uma cláusula contratual.

PELOTAS X GRÊMIO

Data: 20/03/2013 (quarta-feira)
Horário: às 22h (horário de Brasília)
Local: estádio Boca do Lobo, em Pelotas (RS)
Transmissão na TV: RBSTV e PPV
Árbitro: Luís Teixeira Rocha (RS)
Auxiliares: João Lúcio de Souza e Leirson Martins (ambos gaúchos)

Pelotas
Jonatas; Igor, Gabriel Atz, Tony e Brida; Tiago Gaúcho, Márcio Lopes, Gadelha e Diego Torres; Clodoaldo e Wellington
Técnico: Luiz Carlos Barbieri

Grêmio
Dida; Pará, Cris, Werley e Guilherme Biteco (Tony); Adriano, Souza, Elano e Zé Roberto; Kleber (Welliton) e Barcos.
Técnico: Vanderlei Luxemburgo