Topo

Inter conta com histórico perfeito no returno para ser campeão antecipado

Colorado conquistou as quatro edições do returno do Gauchão em seu novo formato - Edu Andrade/Agência Freelancer
Colorado conquistou as quatro edições do returno do Gauchão em seu novo formato Imagem: Edu Andrade/Agência Freelancer

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

24/04/2013 06h02

O Internacional tem o histórico a seu favor na busca pelo título antecipado do Campeonato Gaúcho. O Colorado nunca deixou escapar o returno do estadual, desde que a fórmula atual entrou em vigor. Foram quatro conquistas em quatro disputas. Se repetir a façanha neste ano, o time de Dunga poderá igualar a equipe dirigida por Tite – em 2009. E de quebra irá dar uma folga extra no calendário.

A possibilidade de folga foi revelada por Willians. O volante citou, no meio de uma resposta, que Dunga cogita dar uma semana de descanso para o elenco em caso de título antecipado do Gauchão. Um prêmio diferente ao esforço coletivo.

“Se formos campeões, teremos uma semana de folga. Quer dizer, o professor pode dar até uma semana de folga. Mas vai ser importante ter um descanso, no Brasileirão vamos viajar muito, serão viagens cansativas”, comentou Willians.

INTER MANTÉM PREÇOS POPULARES NOS INGRESSOS PARA JOGO COM VEC

O Internacional vai manter a tabela de preços populares dos ingressos no estádio Centenário, em Caxias do Sul. Depois de vender entradas a R$ 10 para a partida contra o Lajeadense, o clube confirmou que os valores serão os mesmos para o confronto com o Veranópolis, válido pela semifinal do returno do Gauchão. LEIA

Atualmente chamada de Taça Farroupilha, a segunda parte do Gauchão sempre foi conquistada pelo Inter. Em 2009 o Colorado venceu o Caxias, por 8 a 1, e se sagrou campeão de forma antecipada. Tal qual sonha fazer agora.

Em 2010, superou o Pelotas e forçou uma grande decisão contra o Grêmio. No clássico, o time então treinado por Jorge Fossati perdeu no Beira-Rio por 2 a 0 e depois ganhou no Olímpico pelo placar mínimo. O único deslize, mas ainda assim com a conquista do returno.

HISTÓRICO DO INTER NO SEGUNDO TURNO DO GAUCHÃO

2009Inter vence o Caxias, por 8 a 1, conquista título de forma antecipada
2010Inter vence o Pelotas, 3 a 2, ganha a Taça Fábio Koff, mas perde grande final para o Grêmio
2011Time de Falcão vence returno nos pênaltis e depois se sagra campeão gaúcho no Olímpico
2012Inter bate o Grêmio por 2 a 1, leva o título do returno e em seguida ganha do Caxias na finalíssima

Em 2011 e 2012 o Colorado venceu o Grêmio na decisão da Taça Farroupilha. E forçou uma finalíssima com rivais distintos. Primeiro diante do próprio rival, com título obtido nos pênaltis. Os clássicos ficaram marcados pelo confronto dos ídolos Falcão e Renato Gaúcho no banco de reservas.

Na temporada passada, o Inter venceu o Grêmio na Taça Farroupilha e encarou o Caxias na grande final do Campeonato Gaúcho. A formação de Dorival Júnior precisou chamar D’Alessandro, lesionado, para virar o jogo e ficar com a taça.

“A gente tem que ir por partes, primeiro tem o Veranópolis. Eles nos venceram recentemente, conseguiram anular bem nossas qualidades. Vai ser um jogo bem disputado e só depois a gente pode pensar na final”, ponderou Willians.

Internacional e Veranópolis se enfrentam no domingo, às 16h, no estádio Centenário, em Caxias do Sul. O vencedor da partida encara Juventude ou Grêmio na grande final da Taça Farroupilha.