Topo

Inter faz revanche com VEC por vaga na final e chance de título antecipado

Inter de Dunga pode ficar a um jogo do título do Gauchão se vencerem o Veranópolis - Alexandre Lops/AI Inter
Inter de Dunga pode ficar a um jogo do título do Gauchão se vencerem o Veranópolis Imagem: Alexandre Lops/AI Inter

Jeremias Wernek e Carmelito Bifano

Do UOL, em Porto Alegre

28/04/2013 06h04

O Internacional enfrenta o Veranópolis, às 16h deste domingo, em Caxias do Sul, para ficar mais perto do título antecipado do Campeonato Gaúcho. Se vencer o time da Serra, o Colorado precisará de apenas mais um triunfo contra o Juventude, que venceu o Grêmio, nos pênaltis, no sábado, para faturar a taça de forma direta. O detalhe é que o VEC foi a única equipe a vencer os titulares de Dunga na fase de grupos da Taça Farroupilha.

A equipe de Dunga conquistou o primeiro turno e tem a melhor campanha no geral. Conta com os artilheiros, Diego Forlán [9 gols] e Leandro Damião [8 gols]. Os números, por si só, já credenciam o Inter a avançar. Mas a ponta de incerteza brotou há pouco.

Em 7 de abril, o Veranópolis venceu o Inter por 1 a 0. Quebrou a série de 12 jogos invictos de Dunga e embalou para chegar à semifinal. O time dirigido por Julinho Camargo, aliás, faz um campeonato de recuperação. Na Taça Piratini a equipe da Serra Gaúcha teve um começo difícil e então contratou o ex-auxiliar de Paulo Roberto Falcão.

“Temos uma maneira de jogar, uma maneira adquirida durante o campeonato. Não vamos marcar lá em cima e nem recuar muito. Foi com nosso jeito de jogar que chegamos até aqui, não podemos fugir do que fizemos”, disse Julinho.

No Inter, Dunga usa justamente o tropeço da fase de grupos para alertar seu time. A ideia do capitão do tetra é redobrar a concentração do Colorado e liquidar de vez o confronto.

“Já tivemos uma surpresa com esta equipe. Só peru morre na véspera, e lá no Natal. Temos que jogar”, comentou.

Em caso de vitória, o Internacional ficará a 90 minutos de um feito que não é alcançado desde 2009. Naquele ano, sob comando de Tite, o Colorado abocanhou os dois turnos e foi campeão antecipado do Campeonato Gaúcho.

“A ansiedade é imensa. Primeiro ano no Inter, primeiro ano na cidade. Eu sempre ganhei títulos e espero vencer este com o Inter”, disse o volante Willians. “Estamos conversando e a gente pretende assimilar jogo a jogo. Temos a semi e depois vamos pensar em ser campeão”, completou.

No VEC, além do triunfo de 20 dias atrás outra passagem serve de motivação. Em 2007, o Inter estava de ressaca pelo título do Mundial de Clubes e começou o Gauchão com o chamado time B. Na última rodada, precisando vencer, o Colorado usou força máxima e perdeu em Veranópolis. Derrota que rendeu a pior campanha vermelha na história do estadual e uma eliminação precoce.

Para o jogo da semifinal, Julinho Camargo poderá ter o desfalque de até três jogadores. O lateral-esquerdo Anderson Luís e o volante Escobar estão suspensos e irão cumprir a suspensão automática. Já Márcio Reis, lesionado, é dúvida. Com isso, Itaqui será deslocado para a lateral, Túlio e Saulo serão os volantes e Valdo formará a dupla de ataque com Lê.

Internacional x Veranópolis

Data: 28/04/2013 (domingo)
Local: estádio Centenário, em Caxias do Sul
Horário: às 16h (horário de Brasília)
Transmissão na TV: Globo (somente RS) e PFC
Árbitro: Jean Pierre Gonçalves Lima (RS)
Auxiliares: José Franco Filho e Carlos Henrique Selbach (ambos do RS)

Internacional
Muriel; Gabriel, Rodrigo Moledo, Juan e Fabrício; Airton, Willians, Fred e D’Alessandro; Diego Forlán e Leandro Damião
Técnico: Dunga

Veranópolis
João Ricardo: Ednei, Jonas, Edson Borges e Itaqui; Túlio, Saulo, Eduardinho e Juninho; Valdo e Lê
Técnico: Julinho Camargo