Topo

Inter minimiza ausência do Grêmio na final e prega respeito a 'freguês'

Colorado prega respeito, mas já goleou Juventude quatro vezes de 2008 para cá - Alexandre Lops/AI Inter
Colorado prega respeito, mas já goleou Juventude quatro vezes de 2008 para cá Imagem: Alexandre Lops/AI Inter

Do UOL, em Porto Alegre

29/04/2013 06h02

O Internacional não quer saber de polêmica. Depois de vencer o Veranópolis e garantir vaga na final do returno do Gauchão, o Colorado evitou comentar o tropeço do Grêmio. Além disso, diretoria e comissão técnica fizeram questão de elogiar o Juventude, adversário da decisão, mas que nos últimos anos vem sofrendo goleadas em série nos confrontos diretos.

“O Juventude chegou por méritos próprios, bom trabalho do Lisca. Estamos acostumados com a dupla Gre-Nal no final, mas chega quem mereceu”, disse Dunga.

A equipe dirigida por Lisca superou o Grêmio nas cobranças de pênaltis, um dia antes do Colorado vencer o Veranópolis pelo placar mínimo. A disputa de penalidades máximas serviu de álibi para o Inter não avançar na análise da eliminação do arquirrival.

O Internacional cogita jogar fora de Caxias do Sul a final da Taça Farroupilha. A ideia se baseia em dois pontos: a viagem para Recife, onde o time irá jogar com o Santa Cruz, pela Copa do Brasil. E também o fato de o estádio Centenário ficar na cidade do Juventude, rival na decisão do returno do Campeonato Gaúcho. LEIA
O resultado de um primeiro tempo impecável e um segundo tempo em ritmo mais devagar: vitória por 1 a 0, mas incontestável. Para Dunga, o êxito diante do Veranópolis, na semifinal da Taça Farroupilha, foi mais um sinal da maturidade de seu time. Ainda assim, o técnico cobrou que seus atletas liquidem a partida mais cedo. Não dando brecha para uma reviravolta. LEIA

“Quando se leva uma decisão para os pênaltis o imponderável pode acontecer”, disse o presidente Giovanni Luigi, segundos antes de começar a elogiar a campanha do Inter. “O Juventude, pelo fato de ter vencido o Grêmio, mostrou méritos próprios. Vamos ter muito respeito com o time deles”, afirmou o diretor de futebol Luís César Souto de Moura.

Apesar dos elogios, o histórico recente do Inter contra o Juventude não revela motivo de preocupação. Desde 2008, os dois times se enfrentaram nove vezes e a equipe da Serra Gaúcha só venceu uma partida. Em quatro oportunidades foi goleada.

No rol de escores elásticos, a vitória de 8 a 1 do Inter, na final do Gauchão de 2008. Depois um 5 a 0 na fase de classificação do estadual de 2010. E mais recentemente, 7 a 0 na temporada passada e 4 a 1 no último mês de abril.

Internacional e Juventude se enfrentam no próximo domingo, em local ainda incerto. O Colorado estuda mandar a partida fora de Caxias do Sul. Se vencer, o time de Dunga será campeão do estadual de forma antecipada. Um triunfo da equipe da Serra forçará a realização de mais dois jogos.