Topo

Inter concentra em "oportunidade única" contra Juventude para repetir 2009

Após cinco meses de trabalho, Dunga pode conquistar o primeiro título do Gauchão - Alexandre Lops/AI Inter
Após cinco meses de trabalho, Dunga pode conquistar o primeiro título do Gauchão Imagem: Alexandre Lops/AI Inter

Do UOL, em Porto Alegre

03/05/2013 06h08

Após o primeiro jogo da 2ª fase da Copa do Brasil, na última quarta-feira, o Internacional passa a se concentrar exclusivamente na decisão do segundo turno contra o Juventude no próximo domingo. A “oportunidade única” de repetir o time comandado por Tite, em 2009, e levantar a taça do Gauchão sem a necessidade dos dois jogos entre os campeões de turno, motiva o grupo do Colorado.

Mesmo sem permitir uma folga extra no calendário, já que terá que enfrentar o Santa Cruz-PE, no próximo dia 15, no jogo de volta da Copa do Brasil, o pensamento é não dar chances para o Juventude crescer no estadual e forçar mais dois jogos para decidir o título. Apesar do rendimento abaixo do esperado em Recife, a expectativa é que a equipe, que conquistou o primeiro turno, volte a ter bom desempenho e levante as duas taças no domingo.

“É uma competição diferente [o Gauchão]. Eles [Santa Cruz-PE] jogaram como se fosse final e dificultaram o nosso jogo. Agora temos a decisão no domingo. Trabalhamos até este momento para ter a condição [de ser campeão vencendo o jogo]. É uma oportunidade única. Tivemos poucas lesões, um rendimento bom e os jogadores readquiriram a confiança. Agora, é esperar domingo e preparar o time para uma decisão”, afirmou Dunga após o empate em 0 a 0 com o Santa Cruz-PE.

Desde que o regulamento do Gauchão passou a contar com dois turnos, em 2009, o Inter jamais perdeu a parte final do estadual. Apesar de ter goleado o Juventude, por 4 a 1, na última rodada da primeira fase da Taça Farroupilha, nenhum jogador do clube da capital espera facilidades ou uma vitória com um placar parecido.

“Não podemos comparar um jogo com o outro. Naquele, os dois estavam classificados para as quartas de final. Agora é uma decisão e todo mundo aumenta o foco. O estádio vai estar cheio. Aumenta a motivação de todos os jogadores, tanto lá, como aqui [no Inter]. Vai ser um jogo difícil”, declarou Leandro Damião.

O grupo de jogadores do Internacional será reavaliado antes do treinamento que inicia às 10h no CT do Parque Gigante. A tendência é pela manutenção da equipe que empatou no Recife, com a saída de Vitor Júnior e o retorno de D’Alessandro. Além da atividade, o Colorado volta a treinar no sábado, às 15h. No domingo, às 16h, no estádio Centenário, o Inter pega o Juventude para tentar o título antecipado do Gauchão.