Topo

Bombeiros consideram difícil Inter fazer 1º jogo-teste do Beira-Rio dia 29

Do UOL, em Porto Alegre

22/01/2014 14h24

A intenção do Internacional era fazer o primeiro jogo-teste do reformado Beira-Rio na próxima quarta-feira, dia 29, contra o São Paulo, de Rio Grande, pelo Campeonato Gaúcho. Porém, o Corpo de Bombeiros do Rio Grande do Sul considera muito difícil a possibilidade do desejo virar realidade. Com o estádio ainda passando por obras, o clube deveria ter feito um pedido de vistoria na última terça-feira, mas não foi o que aconteceu.

“Se estivesse tudo em condições, ia ser muito difícil. Verificamos o local e não está em condições. Então, sinto em dizer que é muito difícil aprovarmos a liberação para o dia 29. [...] O tempo está ficando mais exíguo e mais difícil. Não queremos fazer nenhuma liberação de afogadilho porque temos responsabilidade”, afirmou o comandante dos Bombeiros, coronel Eviltom Pereira Diaz, à Rádio Gaúcha.

Segundo Diaz, a corporação fez uma vistoria recentemente e nela foram constada a falta de sinalização e iluminação de emergência, extintores descarregados e fora do local apontado no projeto, a necessidade de adequações nas saídas de emergências e testes definitivos na rede de energia elétrica. Além disso, os Bombeiros exigem que todos os itens a serem vistoriados  tenha laudos assinados por especialistas da área.

Além de resolver as pendências, os Bombeiros temem pelo pouco tempo para a realização de uma visita técnica que exige diversos servidores públicos.

“Temos a consciência que o serviço está andando, mas para vistoriar o plano de prevenção [de incêndio] terei que parar vários serviços e mandar 10 funcionários para fazer uma vistoria que não vai ocorrer em apenas um dia. Quando é solicitada para o prédio A ou B, mando duas pessoas”, declarou o coronel Diaz.

Se não conseguir a liberação a tempo, a tendência é que o time de Abel Braga faça o primeiro jogo-teste no estádio Beira-Rio com um público de cinco a 10 mil associados do clube no dia 1º de fevereiro contra o Cruzeiro-RS. Neste caso, o Estádio do Vale, seria a opção para o jogo contra o São Paulo-RS, na próxima quarta-feira.

A previsão é que o Beira-Rio seja concluído no dia 28 de fevereiro. Segundo índice revelado pelo Inter e pela construtora Andrade Gutierrez, em dezembro, o local atingiu 97% de conclusão. O estádio será sede de cinco jogos da Copa do Mundo de 2014.