Topo

Vice do Inter crê na entrega do Beira-Rio dia 28, mas evita marcar jogo-teste

Do UOL, em Porto Alegre

05/02/2014 14h44

A direção do Internacional tentou em três oportunidades fazer o primeiro jogo-teste do reformado Beira-Rio, com publico reduzido, mas não conseguiu devido à falta de liberações dos órgãos de segurança e dos ajustes finais na obra. Por isso, os dirigentes evitam falar em datas para a realização do primeiro evento exigido pela Fifa. O próximo jogo com mando do Colorado é contra o Caxias, no dia 15, mas a 2ª vice-presidente eleita e integrante da comissão de obras, Diana Oliveira, considera precipitada apontar a data para a realização da primeira partida.

“É um momento para ter calma. Criar expectativas não parece o melhor caminho. Não depende só do Inter. Não depende só da parceira. Depende de muitas interfaces, que vem acompanhando o processo. É difícil criar a expectativa, mas é importante estabelecer metas. O clube tem trabalhado com a meta de poder fazer um evento-teste usando o calendário gaúcho, mas fixar uma data não é muito prudente”, afirmou a 2ª vice em entrevista à Rádio Bandeirantes.

Apesar de diversas áreas do estádio ainda passarem por finalizações, a liberação ainda não ocorreu porque as instituições que concedem os documentos têm encontrado diversos itens diferentes do que constavam no projeto aprovado pela prefeitura. Com isso, a construtora Andrade Gutierrez precisa corrigir os problemas e solicitar que uma nova vistoria seja feita.

“Essas vistorias geram uma lista de pendências, como acabamento, pintura, forros, pisos e outros itens. Apesar de serem poucos itens de acabamento em áreas que estão prontas, é uma grande quantidade de ambientes. À medida que são vistoriados geram novas pendências, que são enviadas a construtora e temos a expectativa que eles consigam finalizar até a data de entrega”, declarou Diana Oliveira.

Apesar de ainda precisar resolver a questão da proteção na passarela técnica de manutenção dos refletores, esperar pela resposta dos Bombeiros sobre o plano de prevenção contra incêndio (PPCI) que foi enviado na última semana, fazer todas as vistorias necessárias e as eventuais correções, a direção acredita que é possível entregar o estádio pronto em 23 dias.

“Acreditamos que iremos [receber o estádio até o dia 28 de fevereiro]. A expectativa é que seja cumprido. O prazo de finalização está sendo cumprido. Temos acompanhado de perto. Os telões estão sendo testados e a iluminação também. Então, estamos no processo de finalização”, afirmou a 2ª vice-presidente.

O Inter planeja fazer cinco jogos-testes para preparar o local para a inauguração nos dias 5 e 6 de abril. Um deles será de acordo com a exigências da Fifa. O estádio do Internacional será palco de cinco jogos da Copa do Mundo 2014.