Topo

Geromel faz contra e Grêmio leva empate de lanterna do Gaúcho com um a mais

Do UOL, em Porto Alegre

07/03/2014 21h52

Em sua segunda partida no Grêmio, Geromel foi vilão. O zagueiro fez contra o gol de empate em 2 a 2 do São Luiz, nesta sexta-feira, no estádio 19 de Outubro, pela 14ª rodada do Estadual. O time, lanterna do torneio, tinha um jogador a menos e mesmo assim conseguiu frear os reservas gremistas. Foi o terceiro jogo sem vitória dos comandados de Enderson Moreira.

Nesta sexta, nem mesmo Enderson esteve em Ijuí, no interior gaúcho. Quem comandou o time foi o auxiliar Luís Fernando Rosa Flores. Mesmo com novo tropeço, o Grêmio segue líder do grupo 2 do Gauchão. Enquanto isso, o São Luiz mantém luta contra o rebaixamento.

Mal o jogo havia começado e o Grêmio pulou na frente. Com menos de 2 minutos de jogo, Maxi Rodríguez cobrou escanteio e encontrou Saimon. O zagueiro cabeceou para a rede do goleiro Alê.

Mas o gol logo de cara não fez o time reserva comandar o jogo. Sem coordenar de forma adequada as ações ofensivas, o time de Porto Alegre não demorou para sofrer o empate. Aloísio bateu de fora da área, a bola bateu na trave, deu nas costas do goleiro Busatto e entrou.

O gol sofrido em uma falha desestabilizou Busatto. O arqueiro, que normalmente é reserva de Marcelo Grohe, errou novamente aos 16 minutos. Gabriel Mattana entrou na área e tentou cruzamento. O goleiro escorregou e a bola deu na trave.

O São Luiz passou a empilhar chances. Com 20 minutos, Mattana novamente entrou na área e chutou cruzado. Por pouco não acertou o gol. A dupla de volantes formada por Adriano e Léo Gago apresentou dificuldades na saída de jogo e o setor ofensivo não foi bem abastecido. Assim, o time de Ijuí foi quem assumiu o controle das ações do duelo.

Mas quando era inferior na partida, um contra-ataque significou o gol gremista. Everton entrou a dribles na zaga do São Luiz e chutou fraco. Alê deu rebote e Yuri Mamute bateu de primeira para fazer o segundo dos azuis.

Na frente no placar, o Grêmio finalmente assumiu o comando das ações. Levou a partida tranquilamente até o fim do primeiro tempo. "Fizemos um jogo bom, tomamos o gol de bobeira, mas conseguimos seguir na frente. É manter isso para vencer a partida", disse Lucas Coelho.

No segundo tempo, o São Luiz mostrou porque está prestes a ser rebaixado para segunda divisão do Campeonato Gaúcho. Sem forças para igualar o jogo, o time do interior gaúcho foi absolutamente comandado pelo Grêmio.

As únicas e raras chances foram em bolas levantadas para área, no desespero a partir da colocação do centroavante Fábio Alemão. Mas pouco para quem precisava desesperadamente do resultado.

Se a situação do São Luiz já era ruim, ficou ainda pior quando o zagueiro Júnior Barbosa foi expulso por reclamação. Aos 34 minutos, Maxi Rodríguez entrou sozinho e bateu, Alê pegou, e no rebote Deretti colocou para fora. Aos 40, Everton entrou livre e bateu para fora.

Após perder tantas chances, o Grêmio cedeu. Em uma escapada despretensiosa, um cruzamento do São Luiz foi mal afastado por Pedro Geromel, que colocou na rede do goleiro Busatto, empatando a partida em 2 a 2, resultado que permaneceu até o fim da partida.

SÃO LUIZ 2 X 2 GRÊMIO

Data: 07/03/2014 (Sexta-feira)
Local: estádio 19 de Outubro, em Ijuí (RS)
Árbitro: Vinícius Costa da Costa
Auxiliares: Tatiana Jacques de Freitas e Antônio João Albornoz
Cartões amarelos:  Adriano (GRE), Yuri Mamute (GRE); Rodolfo (SLU), Benur (SLU),
Cartões vermelhos: Júnior Barbosa (SLU)
Gols: Saimon, do Grêmio, aos 2 minutos do primeiro tempo; Aloísio, do São Luiz, aos 11 minutos do primeiro tempo; Yuri Mamute, do Grêmio, aos 36 minutos do primeiro tempo;  Pedro Geromel (contra), para o São Luiz, aos 43 do segundo tempo.

SÃO LUIZ
Alê; Júnior Barbosa, Rodolfo, Benhur e Adão; Fabinho, Mateus, Elias (Paraná) e Aloísio; Felipe Alves (Adílson Bahia) e Gabriel Mattana (Fábio Alemão).
Técnico: Alessandro Telles

GRÊMIO
Busatto; Moisés, Saimon, Geromel e Breno; Adriano, Leo Gago, Máxi Rodríguez (Guilherme Biteco), Everton e Yuri Mamute (Jean Deretti); Lucas Coelho (Everaldo).
Técnico: Luís Fernando Rosa Flores