Topo

Grêmio testa substituto para Zé Roberto e pega o Pelotas por vice no geral

Alán Ruiz (c) é o principal nome para substituir Zé Roberto no meio-campo titular do Grêmio - Vinícius Costa/ Agência Preview
Alán Ruiz (c) é o principal nome para substituir Zé Roberto no meio-campo titular do Grêmio Imagem: Vinícius Costa/ Agência Preview

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

16/03/2014 06h00

O Grêmio tem dois objetivos no duelo com o Pelotas, neste domingo, às 16h, no estádio do Vale, em Novo Hamburgo. O primeiro é testar o substituto de Zé Roberto, que para por ao menos 30 dias, visando o jogo da próxima quarta-feira, contra o Newell's Old Boys, pela Libertadores. E o segundo é confirmar a vice-liderança do Gauchão na classificação geral. Tal condição garante as quartas na Arena e encaminha a semi. Basta uma vitória contra o time da zona Sul do Estado, que já está rebaixado.

Zé Roberto rompeu um ligamento do tornozelo esquerdo e está fora de toda fase de grupos da Libertadores. O retorno está previsto somente para o início de maio. Três jogadores podem o substituir. Alán Ruiz é o mais cotado, pois entra repetidamente na vaga do armador em partidas e treinos, Dudu corre por fora e tem apresentado bom futebol, e Maxi Rodríguez seria surpresa. 

O trio vai atuar junto neste domingo. Quem for melhor fatalmente ganhará pontos com a comissão técnica para garantir posto na Libertadores. Por isso, a concentração é total no duelo que será disputado no estádio do Vale, casa do Novo Hamburgo, devido a punição ao Grêmio por conta do arremesso de dois rojões no campo de jogo no duelo com o Juventude no início de fevereiro.

O restante da equipe será totalmente suplente. A ideia é não atrapalhar o rendimento na Libertadores, e já na segunda-feira o grupo inicia deslocamento que terá a cidade de Rosario como fim. Na quarta o adversário será o Newell's pela quarta rodada do grupo 6 da competição continental.

A única dúvida é no gol. Busatto é o reserva imediato, mas não participou do treinamento tático na sexta-feira. Tiago defendeu o time que irá atuar. Porém, não é raro Enderson Moreira colocar o goleiro considerado principal no time adversário para o testar contra o ataque mais forte. Com isso, Follmann também está cotado.

Atualmente o Grêmio tem a mesma pontuação do Brasil de Pelotas e é segundo colocado na classificação geral graças a um gol a mais de saldo. Para manter este posto precisa vencer pela mesma diferença de gols que o rubro-negro. que pega o Veranópolis, se eles também conquistarem a vitória. Sendo vice, o time gaúcho confirma as quartas em casa e fica muito perto de jogar também as semifinais na Arena. Só em caso de avanço com empate que a semi pode mudar de local.

"Precisamos confirmar o primeiro lugar no grupo e pensar na classificação geral que também é importante. Não dependia mais da de nós, mas o Brasil acabou empatando com o São José. Isso fez o nosso jogo ficar ainda mais importante", disse o goleiro Marcelo Grohe.

Rebaixado, com artilheiro veterano e desfalcado

O Pelotas tem poucas notícias boas para o confronto com o Grêmio neste domingo. O time amarelo e azul já está matematicamente rebaixado no Campeonato Gaúcho e não bastasse isso ainda tem três desfalques para a partida. Felipe Guedes, Patrick Borges e Carlos Alexandre pertencem ao Grêmio e não poderão jogar. O principal destaque do time é o veterano artilheiro Sandro Sotilli, que segue marcando gols mesmo com 40 anos.

GRÊMIO X PELOTAS

Data: 16/03/2014 (domingo)
Local: estádio do Vale, em Novo Hamburgo (RS)
Transmissão na TV: PPV
Árbitro: Márcio Coruja
Auxiliares: Rafael da Silva Alves e Sedenir Martins

GRÊMIO
Tiago (Follmann); Tinga, Bressan, Pedro Geromel e Breno; Matheus Biteco, Léo Gago, Maxi Rodríguez, Alán Ruiz e Dudu; Everaldo.
Técnico: Enderson Moreira

PELOTAS
Roger; Fred, Pedrão, Breno Salvador e Michel; Igor, Jefferson Costa, Wagner Líbano, Mithyuê e Alex; Rafael Santiago (Sandro Sotilli).
Técnico: Luiz Carlos Barbieri