Topo

Deretti desencanta, Grêmio vence o Pelotas e pega o Juventude nas quartas

Do UOL, em Porto Alegre

16/03/2014 17h48

Deretti está no Grêmio desde o começo do ano passado e não tinha marcado um gol sequer. Neste domingo, em 30 minutos fez logo dois. O meia saiu do banco e encaminhou a vitória do Tricolor sobre o Pelotas por 3 a 0, placar completo com gol de Everton. O resultado sobre o oponente já rebaixado no Gauchão definiu avanço como segunda melhor campanha no geral e o Juventude como adversário nas quartas de final.

Em segundo na classificação geral, o Grêmio joga as quartas de final em casa, no próximo domingo. Contudo ainda depende do resultado deste jogo para ter a semi também em Porto Alegre. O Brasil de Pelotas também venceu seu jogo, ou seja, ambos seguem com o mesmo número de pontos na classificação geral. O Grêmio tem 2 gols a mais de saldo. Placares iguais geram semi em Porto Alegre.

As quartas de final do Gauchão são completas com Inter e Cruzeiro-RS, Caxias e Veranópolis, e Novo Hamburgo contra Brasil de Pelotas.

Mesmo com time reserva, o Grêmio foi soberano. O trio de armadores formado por Dudu, Alán Ruiz e Maxi Rodríguez coordenou as ações da partida. Aos 7, Dudu entrou na área pela esquerda e bateu cruzado. Mas foi para fora.

Apesar de ter controle total da partida, os portoalegrenses não conseguiram empilhar chances. Foram raras chegadas ao gol defendido por Diego. Com a classificação garantida e contra um oponente rebaixado, o jogo teve ritmo lento.

Aos 33, Everaldo desviou de cabeça um cruzamento e a bola passou perto. Mas a criação foi praticamente nula. O Pelotas, por exemplo, mal passou do meio-campo. Quando o fez, não conseguiu assustar o gol de Tiago, que estreou no time profissional do Grêmio, uma vez sequer no primeiro tempo, que terminou sem ação efetiva ou empolgante.

"Sabemos que não seria fácil. Mas não está difícil também. Eles estão muito fechados. Vamos procurar as chances para fazer o primeiro gol", atestou o lateral esquerdo Breno.

O segundo tempo manteve o ritmo lento. O primeiro lance de certo perigo ocorreu aos 10 minutos quando uma falta lançada para área acabou com Pedro Geromel. O zagueiro gremista tentou o gol mas a bola saiu desviada para escanteio.

Enderson Moreira colocou seu time em uma formação totalmente ofensiva. O treinador sacou Matheus Biteco e colocou Everton, passando ao 4-3-3 com apenas 1 volante. Mas poucas alterações ocorreram em campo.

Aos 13 minutos de jogo, a carreira de Sandro Sotilli teve fim. O jogador de 40 anos foi substituído por Carlos Gatto e teve neste jogo o último de sua trajetória. Com passagem por vários clubes no interior gaúcho, pelo Inter e por clubes do México e da China, o 'Alemão Matador' abandonou os gramados.

Aos 16, Wágner Libano entrou driblando na área do Grêmio e cruzou, mas seu companheiro errou em bola dentro da área gremista. No lance seguinte, o time de Porto Alegre marcou. Everaldo dividiu com o goleiro e no rebote Jean Deretti dominou e bateu para a rede, aos 18 minutos de jogo.

O Pelotas respondeu aos 25 minutos. Wágner Libano foi lançado e pegou de primeira de dentro da área acertando a trave do goleiro Tiago. Aos 28, Everaldo entrou na área do Pelotas e bateu colocado, mas para fora.

Mas não demorou para o Grêmio fazer a festa. O Pelotas esmoreceu e Jean Deretti encobriu o goleiro Diego aos 33 minutos para fazer o segundo. Dois minutos mais tarde, Everaldo acertou a trave e Everton colocou na rede o terceiro gremista. Foi tudo até o apito final do árbitro e a vitória 'sem muita força' do Grêmio.

GRÊMIO 3 X 0 PELOTAS

Data: 16/03/2014 (domingo)
Local: estádio do Vale, em Novo Hamburgo (RS)
Árbitro: Márcio Coruja
Auxiliares: Rafael da Silva Alves e Sedenir Martins
Renda: R$ 35. 342,00
Público: 1.878
Cartões amarelos:  Pedrão (PEL), Sandro Sotilli (PEL), Tiago Gaúcho (PEL), Mikael (PEL), Wágner Libano (PEL); Breno (GRE)
Gols: Jean Deretti, do Grêmio, aos 18 minutos do segundo tempo; Jean Deretti, do Grêmio, aos 33 minutos do segundo tempo; Everton, do Grêmio, aos 35 do segundo tempo;

GRÊMIO
Tiago; Tinga, Bressan, Pedro Geromel e Breno; Matheus Biteco (Everton), Léo Gago, Maxi Rodríguez (Jean Deretti), Alán Ruiz e Dudu; Everaldo.
Técnico: Enderson Moreira

PELOTAS
Diego; Michel, Fred, Pedrão (Mikael) e Alex; Tiago Gaúcho, Igor, Jefferson Costa, Mithyuê (Wágner Libano) e Carlos Alberto; Sandro Sotilli (Carlos Gatto).
Técnico: Luiz Carlos Barbieri