Topo

Grêmio confirma saída de Moreno. Felipão dá méritos a rival após queda

Marcelo Moreno deixou o Grêmio rumo ao futebol da China. Viagem será na quinta - Divulgação/Grêmio
Marcelo Moreno deixou o Grêmio rumo ao futebol da China. Viagem será na quinta Imagem: Divulgação/Grêmio

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

11/02/2015 22h19

Luiz Felipe Scolari confirmou a saída de Marcelo Moreno do Grêmio. O treinador, em entrevista coletiva, disse que até quinta-feira os papéis estarão assinados e o boliviano vai para o futebol chinês. Segundo o técnico, a derrota para o Brasil de Pelotas, nesta quarta, em casa, se deve mais ao bom jogo do rival que a demérito gremista. 

"Pelo que eu sei, amanhã (quinta-feira) estarão solucionados os papéis e ele irá jogar na China", explicou Scolari. 
 
Mais tarde, o diretor executivo de futebol, Rui Costa, também confirmou a saída. "Entre o Grêmio e o jogador está tudo acertado. São questões de documentos, que ainda não estão assinados. Mas é 99% certo que ele deixa o Grêmio", falou. 
 
Moreno aceitou a proposta do Changchun Yatai, na manhã desta quarta, e depende apenas das assinaturas para se transferir ao futebol asiático e ser companheiro de Barcos, que na última semana teve o mesmo destino. 
 
Marcelo Moreno retornou de empréstimo do Cruzeiro no começo deste ano. Após muita conversa, estava decidido a permanecer. Mas a proposta do clube chinês persuadiu o boliviano que, após sair do banco e marcar um gol na vitória gremista contra o Aimoré disse que é 'necessário pensar na situação financeira do clube'. 
 
Ele se refere ao complicado momento dos cofres gremistas. As saídas em profusão (com Moreno chegam a 12) refletem a necessidade de liberar a folha de pagamentos de gastos mais pesados e terminar com dívidas antigas. A saída de Moreno, por exemplo, quita uma pendência com o Shakhtar Donetsk, que também está de acordo com a negociação e tinha 30% dos direitos econômicos do atleta. 
 
Após pedir para jogar, ele esteve em campo na derrota por 1 a 0 para o Brasil de Pelotas, e pouco fez. Foi discreto e teve poucas chances de conclusão. Posteriormente deixou a Arena sem se manifestar. 
 
Com 27 anos, 'El Flecheiro' foi goleador do Grêmio na temporada 2012, sua primeira no clube. Marcou 21 gols. Em seguida foi emprestado ao Flamengo em 2013, retornou em 2014 e acabou cedido ao Cruzeiro, onde acabou o ano em alta como um dos goleadores do Brasileirão. Na carreira ainda constam passagens por Shakhtar Donetsk, da Ucrânia, Wigan Athletic, da Inglaterra, e Werder Bremem, da Alemanha. Neste ano, disputou duas partidas oficiais e marcou um gol. 
 
Felipão reconhece qualidade do Brasil de Pelotas
 
Já em campo, o time de Felipão foi superado pelo Brasil de Pelotas. Segundo o comandante, méritos do visitante, que soube se comportar na partida. 
 
"A vitória do Brasil foi por mérito deles. Sabemos que o time está estruturado e joga naquela bola parada, com muita qualidade com bons batedores. Conseguiu seu gol assim, fizemos muito pouco para igualar ou superar. Tivemos posse mas não penetração ou o gol. Foi muito bem e mereceu ganhar", disse Scolari. 
 
O Grêmio se reapresenta na quinta-feira. O próximo compromisso será diante do Veranópolis, sábado às 17h, na Arena.