Topo

Giuliano vira 'engrenagem' do Grêmio e faz até Douglas deixar de ser vaiado

Giuliano comemora gols pelo Grêmio contra o Lajeadense e vira "engrenagem" - Lucas Uebel/Divulgação/Grêmio
Giuliano comemora gols pelo Grêmio contra o Lajeadense e vira 'engrenagem' Imagem: Lucas Uebel/Divulgação/Grêmio

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

23/03/2015 06h00

O Grêmio está funcionando muito bem. E qual a razão para isso? Giuliano. O meia voltou após cirurgia e já passa por grande fase. Fez os dois gols do time tricolor na vitória por 2 a 0 diante do Lajeadense, no domingo, e trabalha como 'engrenagem' da equipe. De tanto fazer as coisas andarem corretamente, ele é responsável até pelo fim das vaias a Douglas. 

Antes da entrada de Giuliano, o camisa 10 era cobrado repetidamente. Acusado de não se esforçar o suficiente, via perseguição da torcida com vaias. Chegou a se desentender com aficionados que reclamavam nas cadeiras da Arena. Mas no domingo, ao ser substituído, mesmo tendo perdido um pênalti, o que recebeu foram aplausos. Tudo pela boa ação de Giuliano. 
 
A avaliação da responsabilidade de Giuliano no time gremista é feita pelo técnico Luiz Felipe Scolari. Todos crescem com ele, na opinião do comandante. 
 
"Ele tem feito para o time aquilo que sempre fez quando jogava. Sabe aproveitar os espaços, desloca-se, faz a marcação, que hoje (domingo) era individual sobre o Douglas, sofrer prejuízo. Faz o Douglas se sentir à vontade para jogar e que tenha melhorado bastante. Nos últimos dois ou três jogos, o Douglas tem se colocado bem, feito o time jogar, é isso que precisamos dele. Que faça a bola chegar aos nossos atacantes", disse Scolari. 
 
E como uma 'engrenagem', Giuliano dá dinâmica ao meio-campo gremista. Foi assim nos dois gols diante do Lajeadense. Ambos muito parecidos, com cruzamento de Marcelo Oliveira, rebatida e conclusão do meia, que começou a jogada, mas apareceu também dentro da área. 
 
"Essa capacidade tática eu ganhei na Europa. Aprendi a me movimentar mais, a compor, fechar os espaços. Isso tudo eu ganhei lá fora e hoje tenho essa evolução", disse Giuliano. 
 
Com isso, dividiu a pressão sobre o colega mais experiente e colaborou diretamente para o fim das reclamações da torcida. 
 
"O Douglas terá dificuldades normais, mas com o Giuliano ele sente-se mais tranquilo e aliviado. Uma ou outra bola que o Giuliano arrastar a marcação, sobra para o Douglas, que sabe o que fazer com ela. Nisso ele é excelente", elogiou Felipão. 
 
Os jogadores do Grêmio se reapresentam nesta segunda-feira. O próximo compromisso oficial será na quarta, diante do Novo Hamburgo, fora de casa.