Topo

Fim da série de vitórias. Grêmio cede empate ao São José e fica em segundo

Pedro Geromel disputa bola em partida entre Grêmio e São José-RS - Lucas Uebel/Divulgação/Grêmio
Pedro Geromel disputa bola em partida entre Grêmio e São José-RS Imagem: Lucas Uebel/Divulgação/Grêmio

Do UOL, em Porto Alegre

05/04/2015 17h49

A série de vitórias do Grêmio teve fim. Neste domingo (05), o Tricolor saiu na frente mas cedeu empate em 1 a 1 ao São José pela última rodada da primeira fase do Gauchão. Foram sete vitórias contando Gauchão e Copa do Brasil. Mas a oitava acabou não acontecendo, com rendimento que desagradou Felipão e passou longe dos últimos compromissos. 

Com o empate o Grêmio chegou a 30 pontos e terminou a fase em segundo, atrás do Internacional. Já o São José acabou fora da linha de classificação e está eliminado do torneio. 
 
Nas quartas de final, que é definido em eliminatória de jogo único, o Grêmio terá pela frente o Novo Hamburgo, na Arena, na próxima quinta-feira. 
 
Fases do jogo: 
O Grêmio começou pior. Com setores muito distantes, o time de Luiz Felipe Scolari pouco criou. Pelo contrário, foi dominado e viu o São José contar com conclusão forte de Carrilho, aos 8 minutos. A bola passou perto, mas foi para fora. 
 
E quando era inferior em campo, o Tricolor contou com a sorte e abriu o placar. Everton chutou de fora da área, o goleiro Fábio defenderia não fosse antes a rebatida de um defensor. E na volta a bola ofereceu-se a Fellipe Bastos, que bateu de primeira. Ela ainda desviou antes de encontrar a rede, tirando totalmente as chances de defesa e abrindo o placar aos 12 minutos de jogo. 
 
Três minutos mais tarde, uma troca de passes acabou com Mamute, que rolou para Giuliano. Livre, cara a cara com o goleiro, o meia-atacante, entretanto, bateu fraco e viu a defesa de Fábio. 
 
O Grêmio assumiu o comando do jogo a partir do gol. Aos 25, Yuri Mamute criou nova chance. Driblou da esquerda para o meio e bateu forte acertando a trave. O São José não conseguiu igualar e o fim do primeiro tempo adiou a ampliação da vantagem gremista. 
 
O segundo tempo se apresentou com o São José saindo de toda forma em busca do gol. Tanto forçou que conseguiu aos 13 minutos da etapa final. Cruzamento da esquerda, escorada de Collazo, falha de Tiago e gol de Carrilho, igualando o jogo. 
 
O Grêmio saiu desesperadamente ao ataque. E deixou muito espaço. Com falhas individuais no setor de criação, o Tricolor por pouco não levou gols nas investidas de Collazo e Jô. 
 
Aos 40 minutos, em uma das saídas desesperadas para o gol, o Grêmio trocou passes na área do São José, Giuliano driblou o goleiro e rolou para Matías Rodríguez que chutou longe do gol. E com poucas oportunidades além dessa, o placar não foi alterado. 
 
O melhor: Pedro Geromel - Foi o menor dos culpados no gol e apresentou segurança defensiva no Grêmio. 
 
O pior: Douglas - Sumido no primeiro tempo, o meia acabou substituído no intervalo. 
 
Chave do jogo - Falhas individuais: Vários jogadores do Grêmio tiveram uma tarde infeliz. Erros pessoais que prejudicaram o coletivo principalmente no segundo tempo. Com isso, o time não conseguiu fazer valer a superioridade técnica. 
 
Toque dos técnicos:
Mesmo com alguns jogadores diferentes do habitual, Felipão não mudou a formação tática do Grêmio. Usou o 4-2-3-1, com Everton aberto pela esquerda no trio de armadores completo por Douglas centralizado e Giuliano na direita. Yuri Mamute foi o centroavante. 
 
O São José atuou no 4-4-2 clássico com Jô e Rafinha abusando da movimentação ofensiva. Foram dois volantes e dois meias e uma postura longe do defensiva. 
 
Para lembrar: 
 
Camisas atrasam a partida. Os uniformes de São José e Grêmio tinham o mesmo tom. Azul com branco. Por isso, a partida acabou atrasando. Ambos usaram os uniformes titulares no primeiro tempo, e o Grêmio veio de branco para o segundo. 
 
Longe de casa, jogo não é atrativo. Fora de Porto Alegre, cidade dos dois times, o jogo ficou pouco interessante e teve público baixo. 
 
SÃO JOSÉ-RS 1 X 1 GRÊMIO
 
Data: 05/04/2015 (domingo)
Local: estádio Cristo Rei, em São Leopoldo (RS)
Árbitro: Jean Pierre Lima
Auxiliares: Leirson Peng Martins e Jorge Eduardo Bernardi
Cartões amarelos: Carrilho (SJ); 
Gols: Fellipe Bastos, do Grêmio, aos 12 minutos do primeiro tempo; Carrilho, do São José, aos 13 do segundo tempo; 
 
SÃO JOSÉ
Fábio; Bindé, Léo, Rafael Goiano e Brida; Roberto, Felipe Guedes, Jean Roberto (Danrley) e Rafael Carrilho (William); Rafinha (Collazo) e Jô.
Técnico: Gilson Cabeção
 
GRÊMIO
Tiago; Matías Rodríguez, Erazo, Pedro Geromel e Júnior; Walace (Lincoln), Fellipe Bastos, Giuliano, Douglas (Maicon) e Everton (Everaldo); Yuri Mamute. 
Técnico: Luiz Felipe Scolari