Topo

Ele seria 'arma secreta' do Grêmio no Gre-Nal. Mas ainda nem tocou na bola

Atacante Yuri Mamute corre no gramado do CT Luiz Carvalho, do Grêmio - Marinho Saldanha/UOL
Atacante Yuri Mamute corre no gramado do CT Luiz Carvalho, do Grêmio Imagem: Marinho Saldanha/UOL

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

30/04/2015 06h00

Felipão deu a entender logo após o primeiro Gre-Nal decisivo do Gauchão que usaria Yuri Mamute no segundo. Ressaltou as possibilidades que o atacante de 19 anos dava ao time. Mas com o passar do tempo, a expectativa foi se transformando em frustração. Em recuperação de uma entorse no tornozelo direito, ele ainda nem tocou na bola durante a recuperação e dificilmente estará em campo no próximo domingo. 

Mamute não participa de treinamentos técnicos desde o jogo de volta da semifinal do Gauchão, em 18 de abril. O período de mais de 10 dias afastado de qualquer atividade indica que dificilmente ele poderá atuar. 
 
Comparando a trajetória com a de Cristian Rodríguez, na semana anterior, na quarta-feira o uruguaio já trabalhava com bola, na quinta uniu-se ao grupo e trabalhou sexta e sábado, jogando por 20 minutos no domingo. 
 
Mamute não terá o mesmo destino. Antes de voltar ao elenco, precisa trabalhar com bola de forma isolada, algo que pode ocorrer nesta quinta ou sexta-feira. A tendência neste momento é que não participe do Gre-Nal. Titularidade está descartada. 
 
Outro ponto que atrapalha no retorno de Mamute é seu peso. Yuri é conhecido pela força, pesa mais que a maioria dos companheiros. E por ter um problema de tornozelo, o impacto sobre o local se torna ainda maior por conta da forma do atleta. 
 
Sendo assim, Braian Rodríguez deve continuar absoluto na equipe, mesmo sofrendo repetidas críticas pela falta de gols ou mesmo de boas atuações. São 11 jogos com a camisa tricolor e apenas um gol marcado até agora. 
 
Felipão não vai tirar as possibilidades de Mamute publicamente. A ideia do treinador é manter a expectativa sobre ele até minutos antes do clássico decisivo do Gauchão. Até mesmo no primeiro jogo da final, que ele não tinha chance alguma de atuar, foi levado para concentração e virou 'mistério'. 
 
O jogo derradeiro do Gauchão de 2015 será disputado neste domingo às 16h (horário de Brasília), no Beira-Rio.