UOL Esporte Campeonato Goiano
 
11/04/2010 - 18h00

Santa Helena faz 3 a 1 no Vila Nova em Goiânia e fica perto da final

Do UOL Esporte
Em São Paulo

O Santa Helena está mais perto de chegar pela primeira vez em sua história à decisão do Campeonato Goiano. A equipe da pequena cidade de menos de 40 mil habitantes no sudoeste do Estado venceu neste domingo o Vila Nova por 3 a 1 na primeira partida do duelo semifinal e pode perder por até dois gols de diferença no jogo de volta, em casa, no próximo sábado, para chegar à final. Se vencer, porém, ganha o direito de decidir o título em casa, independente do adversário, porque passaria o Atlético-GO como equipe de melhor campanha na somatória das fases de classificação e semifinais.

Com campanha melhor que a do Vila Nova na fase de classificação – foi segundo e o rival, terceiro –, o Santa Helena pode jogar por dois resultados iguais. Se passar à final, o “Fantasma do Sudoeste” terá a melhor campanha de sua história de 35 anos de vida. Até aqui o melhor desempenho foi no estadual de 1987, quando foi campeão do interior e acabou na terceira colocação.

Assim como há 23 anos, o Santa Helena tem a melhor defesa do Goiano, tendo sofrido apenas 23 gols em 19 partidas. Nas duas campanhas, o fator comum é a presença de Junior Pesão na equipe. Em 1987, ele atuava como zagueiro do Fantasma. Agora é o treinador.

Quem passar do confronto entre Santa Helena e Vila Nova pega o vencedor de Atlético-GO e Goiás. No jogo de ida, no sábado, na reabertura do Serra Dourada, as duas equipes empataram em 0 a 0. O Atlético joga por mais um empate.

O jogo

No segundo jogo da reinauguração do Serra Dourada, fechado por quatro meses para reformas, o Vila Nova buscava manter a grande recuperação da equipe no estadual. Após terminar o primeiro turno brigando contra o rebaixamento, o alvirrubro somou cinco vitórias consecutivas nas últimas rodadas da fase de classificação e chegou às semifinais com a terceira melhor campanha do Campeonato Goiano. Na última rodada, garantiu a vaga ao vencer o Santa Helena, na casa do adversário, por incontestáveis 4 a 1.

Se o jogo do último final de semana foi movimentado e com cinco gols, a o primeiro tempo da partida de ida do duelo semifinal no Serra Dourada não teve o mesmo dinamismo. O Santa Helena fazia aquilo que se acostumou a realizar na fase de classificação: marcar forte e sair para o contra-ataque. Já o Vila Nova, com mais posse de bola, criava pouco pelo meio e, quando descia pelas laterais, falhava no cruzamento.

Assim, o primeiro tempo teve poucas oportunidades claras de gol e, na única do Santa Helena, Eder marcou, aos 19min. Keninha fez bom lançamento para o camisa 9, que ganhou de Michel e bateu com tranqüilidade na saída de Max. Foi o nono gol de Eder no Goiano.

Depois de um primeiro tempo morno, o segundo pegou fogo. O Vila Nova precisava do resultado e partiu para o ataque, deixando o Santa Helena fazer o que mais gosta: subir no contra-ataque. Num desses lances, os visitantes conseguiram uma falta na entrada da área. Valdeir cobrou com efeito e marcou o segundo, aos 5min.

O Vila Nova parecia batido. Muito nervoso, errava muitos passes. Em um lance de sorte, Osmar cruzou e a bola bateu na mão de Keninha dentro da área do Santa Helena. O juiz deu pênalti. Roni, que começara o jogo no banco, bateu e descontou. Com gol, o Vila voltou para o jogo, criou diversas chances de empatar, mas foi o Santa Helena que marcou, com Eder, aos 35min, fechando o placar.


 

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host