UOL Esporte Campeonato Inglês
 
30/12/2009 - 09h02

Boa campanha do Birmingham no Inglês deixa dono da equipe em dilema

Da Folhapress
Em São Paulo

O dono do Birmingham tem um dilema interessante para resolver nos próximos dias. Carson Yeung, empresário chinês que adquiriu de vez o clube em outubro, planejava investir pesado em janeiro no time que era sério candidato ao rebaixamento. Mas o Birmingham completou 11 jogos sem derrota na liga inglesa e se colocou entre os clubes que lutam por competições europeias.

Quando Yeung assumiu o Birmingham, o time tinha só duas vitórias na liga e não estava na zona da degola pelo saldo de gols apenas. No dia 17 de outubro, perdeu de 3 a 1 do Arsenal. Depois, foram sete vitórias e quatro empates. O clube agora está em oitavo, com 32 pontos, só um atrás do Liverpool.

A série de 11 jogos sem derrota no Inglês já entrou para a história do Birmingham. Desde 1908 o time não fazia uma sequência invicta como essa na competição -há 101 anos, o clube experimentou uma série de três vitórias e oito empates.

No sábado, o time segurou o líder Chelsea com um 0 a 0. Na segunda-feira, venceu como visitante o Stoke City por 1 a 0, fechando sua participação em 2009. Para 2010, o proprietário do Birmingham já havia separado mais de R$ 110 milhões para a contratação de reforços -os atacantes Babel, do Liverpool, e Kuranyi, do Schalke 04, seriam alguns dos reforços do time.

‘Inicialmente, esperávamos apenas permanecer na primeira divisão. Agora, fizemos história aqui ao não ser um clube ioiô [sobe e desce de divisão]. O clima ruim se foi, mas pensar em competições europeias seria errado. Não queremos criar alvos grandes, manteremos os pés no chão’’, falou Peter Pannu, vice-presidente do clube.

O treinador da equipe mantém discurso bastante humilde. ‘Europa ainda não tem sido mencionada nos vestiários. Estamos focando nossa segurança na liga inglesa. Qualquer coisa acima disso será um bônus para nós’’, falou o técnico do time, Alex McLeish.

O Birmingham não ganha taça desde 1963, quando faturou a Copa da Liga da Inglaterra. Yeung, presidente do Grandtop International Holdings, já tentou comprar o clube em 2007. O técnico Steve Bruce deixou o time por não ter o respaldo do empresário de Hong Kong.

Yeung, que pagou cerca de R$ 227 milhões para controlar o clube, agora teme investir na contratação de atletas de renome e estragar o ambiente no elenco que virou sensação -a prioridade é comprar em definitivo o goleiro Joe Hart.

‘Nossa posição pode atrair grandes jogadores, mas não queremos desmoralizar os atuais atletas. De forma sábia, daremos suporte ao grupo atual, mas precisamos de um bom atacante’’, disse Pannu.

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host