Topo

Chelsea bate Stoke e está na semifinal da Copa da Inglaterra

Do UOL Esporte

Em São Paulo

07/03/2010 14h53

O Chelsea garantiu presença na semifinal da Copa da Inglaterra. Neste domingo, a equipe derrotou o Stoke por 2 a 0 no Stamford Bridge e avançou à fase seguinte da competição. Com três gols de John Carew, o Aston Villa derrotou o Reading por 4 a 2 de virada e também se classificou.

Atual campeão do torneio, o Chelsea levou alguns sustos. O Stoke levou perigo com os arremessos laterais cobrados por Rory Delap. Em um deles, a bola sobrou para Whitehead chutar; a bola passou pelo goleiro Hilário, mas Obi Mikel tirou em cima da linha. Aos poucos, os Blues conseguiram superar a pressão dos visitantes e foram para o ataque.

Aos 36, após um escanteio cobrado pelo Chelsea, a defesa do Stoke não conseguiu afastar. Terry dominou e ajeitou para um chute forte de Lampard, de fora da área. A bola ainda desviou em Faye e foi para as redes.

Na segunda etapa, o Chelsea quase ampliou aos quatro minutos. Após um lateral cobrado por Ivanovic, Lampard mandou para fora. O Stoke não exibia o mesmo bom futebol do primeiro tempo e, recuado, tentou resistir aos avanços dos Blues.

A defesa do Stoke sofreu com as jogadas pelo alto do ataque do Chelsea. Aos 21, Wilkinson salvou os visitantes em uma cabeçada de Anelka. Na sequência, o zagueiro Alex quase fez o segundo, também em uma cabeçada. Os Blues enfim venceram a defesa rival aos 22.

Após escanteio cobrado da direita, Terry cabeceou com firmeza para ampliar. Na comemoração, o zagueiro exibiu sua faixa de capitão. Cabe lembrar que ele perdeu a braçadeira da seleção inglesa, em decisão tomada pelo técnico Fabio Capello, após um suposto caso extraconjugal com Vanessa Perroncel, ex-mulher do lateral Wayne Bridge.

Lampard quase ampliou aos 29 com um chute de fora da área, mas o goleiro Sorensen espalmou. O Stoke tentou pressionar, mas deixou espaços para os contra-ataques. Aos 38, Kalou saiu na cara de Sorensen, mas o goleiro impediu o terceiro com uma boa defesa. Anelka também perdeu boa chance aos 43, ao chutar cruzado para fora.

Aston Villa avança

John Carew foi o destaque da classificação do Aston Villa para as semifinais da Copa da Inglaterra. O atacante norueguês fez três dos quatro gols de sua equipe na vitória de virada sobre o Reading, fora de casa, por 4 a 2.

O Reading deu a impressão de que venceria o time de Birmingham com facilidade. Shane Patrick Lane abriu o placar aos 27 minutos do primeiro tempo, de cabeça. O irlandês também fez o segundo dos anfitriões, aos 42, após receber passe de Jimmy Kebe.

A reação do Aston Villa veio na segunda etapa. Logo aos dois minutos, Ashley Young diminuiu ao concluir uma jogada iniciada pela esquerda. Carew começou a brilhar pouco depois. Aos seis, o atacante igualou ao desviar de cabeça um cruzamento de Stewart Downing pela direita.

A virada dos visitantes saiu aos 12. Ashley Yoyung cruzou da esquerda e Carew desviou com sutileza para marcar. O norueguês completou sua atuação destacada aos 45, quando converteu uma cobrança de pênalti e definiu a classificação do Aston Villa.

No sábado, o Portsmouth derrotou o Birmingham por 2 a 0 e se garantiu na semifinal. Com boa atuação de Gomes, o Tottenham segurou um empate sem gols com o Fulham. As duas equipes voltam a se enfrentar na disputa por uma vaga para a próxima fase do torneio.