Topo

Na prorrogação, Portsmouth surpreende Tottenham e vai à final da Copa da Inglaterra

Do UOL Esporte

Em São Paulo

11/04/2010 14h35

A torcida do Portsmouth sofreu com o clube nesta temporada, mas neste domingo teve algum motivo para comemorar. A equipe, já rebaixada no Campeonato Inglês e em grave crise financeira, derrotou o Tottenham por 2 a 0 na prorrogação e está na final da Copa da Inglaterra.

LIVERPOOL AMARGA EMPATE

O Liverpool teve amplo domínio sobre o Fulham, mas amargou um empate sem gols neste domingo, em pleno estádio Anfield, pela 34ª rodada do Campeonato Inglês. O resultado frustrou a torcida dos Reds, que viu a equipe continuar distante da zona de classificação para a Liga dos Campeões.

No jogo, disputado no estádio de Wembley, Piquionne e Boateng fizeram os gols da classificação do Portsmouth, lanterna da Premier League. Agora, a equipe disputa o título da Copa da Inglaterra contra o Chelsea, que derrotou o Aston Villa por 3 a 0 no sábado. A decisão será em 15 de maio, também no Wembley. Ao Tottenham, resta brigar por uma vaga para a próxima edição na Liga dos Campeões.

Os primeiros 15 minutos de jogo foram dominados pelo Tottenham. Aos 5min, Corluka desviou de cabeça e Defoe mandou por cima. Os Spurs levaram perigo de novo aos 10min, em cabeçada de Crouch defendida por James.

O Portsmouth esteve perto de abrir o placar aos 23min: Piquionne, livre, recebeu lançamento dentro da área, mas seu chute de primeira saiu fraco e Gomes deendeu sem dificuldades. O Tottenham reagiu no minuto seguinte com Modric, em chute por cima.

James salvou o Portsmouth em mais duas oportunidades. Aos 27min, o goleiro pegou uma cabeçada de Crouch. Ele apareceu de novo aos 39min, ao desviar um chute colocado de Huddlestone.

Na segunda etapa, as duas equipes diminuíram um pouco o ritmo. O Portsmouth chegou ao ataque aos 11min, em cabeçada de Piquionne defendida por Gomes. Aos 19min, Crouch teve a chance de marcar para o Tottenham. James saiu mal do gol em uma cobrança de escanteio, mas o atacante cabeceou para fora.

A partida seguiu equilibrada, mas com poucas oportunidades claras. O Tottenham tentou explorar as jogadas pelo alto para Crouch, principalmente em cobranças de escanteio, mas a defesa do Portsmouth levou a melhor. Com o empate sem gols, a partida foi para a prorrogação.

No tempo extra, enfim alguém balançou as redes. Aos 10min, após uma cobrança de falta, Piquionne aproveitou uma bobeada de Dawson para vencer Gomes e abrir o placar para o Portsmouth. Três minutos depois, o Tottenham chegou a igualar com Crouch, mas o árbitro anulou a jogada ao ver uma falta no goleiro James.

O Tottenham pressionou em busca do empate, mas não conseguiu igualar. A três minutos do final, Boateng, de pênalti, definiu o resultado ao acertar o canto direito de Gomes. Em uma de suas temporadas mais conturbadas da história, o Portsmouth ao menos tem a esperança de conquistar uma taça.