Topo

Chelsea pressiona Birmingham, mas perde 2ª consecutiva e vê United encostar

Do UOL Esporte

Em São Paulo

20/11/2010 14h54

Fato raro nas campanhas recentes do Chelsea, a equipe londrina acumulou neste sábado sua segunda derrota consecutiva ao ser superado pelo Birmingham fora de casa, por 1 a 0. Apesar do revés, os Blues seguem com a liderança do Campeonato Inglês, mas veem o Manchester United – que venceu o Wigan por 2 a 0 no Old Trafford – empatar em pontos na tabela (28).

TOTTENHAM VENCE APÓS 17 ANOS

O Tottenham conseguiu um resultado histórico no clássico londrino disputado neste sábado, no Emirates Stadium, na abertura da 14ª rodada da Premier League. Os Gunners chegaram a abrir uma vantagem de dois gols, mas o time do brasileiro Gomes virou de forma espetacular na etapa final, venceu por 3 a 2 e assim acabou com o tabu de não vencer o Arsenal em sua casa desde 1993. "Foi um jogo muito disputado e difícil, como já era previsto. Eles começaram bem e abriram o placar, pressionaram. Melhoramos ao longo da partida e não desistimos. As jogadas encaixaram no segundo tempo e conseguimos fazer os gols. Foi um grande jogo e felizmente saímos de campo com os três pontos", afirmou o goleiro Gomes.

LIVERPOOL BATE LANTERNA E ENCOSTA

Quarenta e cinco minutos foram suficientes para o Liverpool garantir sua vitória neste sábado, no Anfield Road, pela 14ª rodada do Campeonato Inglês. Os Reds, que não contaram com Lucas (expulso na rodada anterior) e Gerrard (machucado), fizeram três gols ainda no primeiro tempo de jogo e aplicaram 3 a 0 no lanterna West Ham. O Liverpool, que havia espantando a crise com uma sequência de três vitórias e um empate na Premier League, voltou a preocupar seus torcedores na última rodada com a derrota para o Stoke City. Porém, neste sábado, os Reds convenceram e conquistaram três pontos que os levam aos 19 na tabela, a apenas três da zona de classificação para a Liga dos Campeões.

RESULTADOS DA 14ª RODADA

Arsenal 2 x 3 Tottenham
Birmingham 1 x 0 Chelsea
Blackpool 2 x 1 Wolverhampton
Bolton 5 x 1 Newcastle United
Manchester United 2 x 0 Wigan
West Bromwich 0 x 2 Stoke City

A equipe de Wayne Rooney, que entrou na etapa final do jogo - voltando aos gramados após um mês - só não ultrapassa o Chelsea na classificação por causa do saldo de gols inferior (19 A 13). Quem poderia ter alcançado a liderança nesta 14ª rodada é o Arsenal, que levou uma virada incrível no Emirates Stadium para o Tottenham e caiu para a terceira colocação.

Já o Birmingham, ao vencer o Chelsea, encerra um tabu de 30 anos no Campeonato Inglês e de quebra deixa a zona de rebaixamento, ganhando quatro posições na tabela e assumindo o 14º lugar, agora com 16 pontos.

O massacre do Chelsea começou logo após o apito inicial. Em apenas cinco minutos, Kalou e Drogba estiveram muito perto de abrirem o placar. Na primeira chance, a bola passou por Foster e passou muito perto do gol; na oportunidade do atacante marfinense, o goleiro do Birmingham fez boa defesa e salvou o time da casa.

Passada a pressão inicial do Chelsea, os anfitriões acordaram no jogo, passaram a jogar no campo adversário e, aos 16min, conseguiram balançar as redes após uma desatenção da defesa dos Blues. Larsson faz belo cruzamento para Jerome que, na meia lua, ajeitou a bola de cabeça para Bowyer completar na saída de Cech.

Em seguida, o massacre do Chelsea do início do jogo voltou ainda maior. Tanto é que o ataque do time londrino fez o goleiro Foster se transformar no principal destaque do primeiro tempo. Além do camisa 26 do Birmingham, a trave e a falta de pontaria foram essenciais para manter o placar em 1 a 0 nos 45min iniciais.

Na etapa final, o panorama seguiu o mesmo, tanto pela pressão do Chelsea como pelas seguras defesas do goleiro Foster. O Chelsea terminou o duelo com 31 tentativas de finalização (contra apenas três do Birmingham), mas nenhuma delas conseguiu encontrar as redes adversárias no estádio St Andrew's.

Manchester recupera vice-liderança

No Old Trafford, o Manchester United abriu o placar apenas aos 45min do primeiro tempo, com um gol de cabeça de Patrick Evra, após cruzamento do sul-coreano Park. Na etapa final, a ‘vida’ dos Red Devils ficou mais fácil com a expulsão de dois jogadores do Wigan em 15 minutos. Com dois a mais, os Red Devils chegaram ao segundo com mais um gol de cabeça – este de Hernández, após assistência do lateral brasileiro Rafael.