Topo

Tottenham vira sobre Arsenal de forma espetacular e encerra tabu de 17 anos

Do UOL Esporte

Em São Paulo

20/11/2010 12h39

O Tottenham conseguiu um resultado histórico no clássico londrino disputado neste sábado, no Emirates Stadium, na abertura da 14ª rodada da Premier League. Os Gunners chegaram a abrir uma vantagem de dois gols, mas o time do brasileiro Gomes virou de forma espetacular na etapa final, venceu por 3 a 2 e assim acabou com o tabu de não vencer o Arsenal em sua casa desde 1993.

"Foi um jogo muito disputado e difícil, como já era previsto. Eles começaram bem e abriram o placar, pressionaram. Melhoramos ao longo da partida e não desistimos. As jogadas encaixaram no segundo tempo e conseguimos fazer os gols. Foi um grande jogo e felizmente saímos de campo com os três pontos", afirmou o goleiro Gomes.

A derrota mantém o Arsenal com 26 pontos, contra 28 do Chelsea, que joga ainda neste sábado contra o Birmingham, fora de casa, e pode ampliar sua vantagem na ponta. De quebra, os Gunners ainda podem ver o Manchester United (25) recuperar a segunda posição na tabela caso este supere o Wigan no Old Trafford. Já o Tottenham pula para a quinta posição, com 22 pontos.

O duelo começou agitado antes mesmo do apito inicial, quando os franceses Nasri, do Arsenal, e Gallas, ex-jogador do clube, não se cumprimentaram. Já com a partida o rolando, o zagueiro passou a ser vaiado toda vez que encostava na bola. E a defesa do Tottenham não resistiu por muito tempo no estádio Emirates Stadium.

Aos 8min, Samir Nasri disparou em velocidade da intermediária e, sem impedimento, recebeu lançamento perfeito de Cesc Fábregas; o francês invadiu a área, ganhou a dividida do goleiro brasileiro Gomes - que saiu mal no lance – e, quase sem ângulo, conseguiu tocar de perna esquerda para as redes e abrir o placar.

O Arsenal manteve-se superior, sem receber qualquer ‘susto’ do rival. E em um rápido contra-ataque, a vantagem no placar aumentou. Fábregas avançou com a bola pelo meio e abriu o jogo na esquerda para Arshavin; o atacante russo cruzou rasteiro para Chamakh, que se antecipou ao zagueiro e desviou para as redes, aos 26min.

Recuperado após passar por uma cirurgia no tornozelo, Jermain De Foe entrou na partida no intervalo. E foi justamente ele, com um desvio de cabeça, o responsável por iniciar a jogada que resultou no primeiro gol do Tottenham. Van der Vaart recebeu a bola e tocou para Gareth Bale invadir a área e mandar para as redes após bela finalização.

Motivado pelo gol recém-feito, o Tottenham pressionou o Arsenal por alguns minutos e por pouco não chegou ao empate em chute de fora da área de Modric que passou rente ao travessão. O Arsenal voltou a igualar as ações ofensivas, mas Fábregas, com um ato imprudente, deu a chance que o Tottenham queria no jogo.

O espanhol levantou demais o braço em uma falta cobrada por Van der Vaart e o árbitro marcou pênalti. O próprio Van der Vaart cobrou a penalidade com categoria, deslocando o goleiro Fabianski, e deixou tudo igual no Emirates. Na sequência, pediu silêncio aos torcedores do Arsenal e acabou levando o cartão amarelo.

No final da etapa complementar, o goleiro Gomes se redimiu da falha no primeiro gol e salvou o Tottenham com uma defesa espetacular em chute colocado de Fábregas. Aos 40min, Van der Vaart levantou a bola para a área e Kaboul desviou de cabeça, mandando no canto direito do gol e garantindo a vitória dos visitantes.