Topo

Yaya Touré assume papel de Tévez, City vence e assume vice-liderança

Do UOL Esporte

Em São Paulo

11/12/2010 14h50

Mesmo sem o argentino Carlos Tévez, principal destaque e artilheiro do Manchester City (com dez gols) na Premier League, a equipe comandada pelo técnico Roberto Mancini foi a Londres neste sábado e venceu o lanterna West Ham por 3 a 1, com dois belos gols do marfinense Yaya Touré e um de Adam Johnson, em um dos duelos que abriu a 17ª rodada da competição.

RESULTADOS DA 17ª RODADA

Aston Villa 2 x 1 West Bromwich
Everton 0 x 0 Wigan
Fulham 0 x 0 Sunderland
Stoke City 0 x 1 Blackpool
West Ham 1 x 3 Manchester City

O resultado leva o City temporariamente à vice-liderança do Inglês, com 32 pontos, não assumindo a ponta apenas em função do saldo de gols superior do Arsenal (16 a 11). Porém, Manchester United (2º) e Chelsea (3º) ainda jogam nesta rodada e podem recuperar suas posições. Os Red Devils, inclusive, fazem clássico diante dos Gunners na segunda-feira, no Old Trafford.

Sem Tévez, suspenso, foi o brasileiro Jô quem criou a primeira jogada de perigo na partida. Pela esquerda, na linha de fundo, o atacante cruzou entre vários adversários e encontrou Balotelli livre; o atacante italiano, de dentro da pequena área, virou demais o pé para bater na bola e acabou mandando para fora, no canto oposto, logo aos 3min de jogo.

Apesar de sofrer alguns ataques esporádicos, o Manchester City tomava conta da partida. O volante Yaya Touré aos poucos começou a se destacar e aparecer como surpresa na frente. Depois de fazer uma bela jogada individual desde o meio-campo e finalizar em cima do goleiro, de bico, o jogador marfinense abriu o placar aos 29min de jogo.

Barry cruzou rasteiro da esquerda, Touré aproveitou cochilo da defesa e soltou a bomba de esquerda, da entrada da área, sem nenhuma chance para o goleiro Green. Depois do intervalo, porém, o Manchester City não voltou com a mesma iniciativa, e aos poucos foi vendo o West Ham crescer na partida, chamando a torcida para o seu lado.

Porém, mais uma vez, Yaya Touré decidiu chamar a responsabilidade para novamente balançar as redes adversárias, aos 29min. O marfinense fez linda jogada individual pela esquerda, invadiu a área e chutou no canto direito; a bola bateu na trave e nas costas de Green antes de entrar. Com os dois gols, Touré já é o vice-artilheiro da equipe, com quatro.

Com o jogo já ganho, ainda houve tempo para mais um, de Adam Johnson, que havia entrado há pouco tempo no lugar de Balotelli. O camisa 11 recebeu passe magistral de David Silva, tirou o goleiro Green da jogada e, com o gol livre, apenas empurrou para as redes. Quase nos acréscimos, Tomkins, de cabeça, fez o gol de honra dos anfitriões.