Topo

Newcastle leva 4 gols, busca "milagre" e arranca empate incrível com Arsenal

Do UOL Esporte

Em São Paulo

05/02/2011 14h56

Newcastle e Arsenal fizeram um jogo histórico neste sábado pela 26ª rodada do Campeonato Inglês. Mesmo jogando fora de casa, os Gunners abriram uma vantagem de 4 a 0 ainda no primeiro tempo e deram a impressão de que goleariam com facilidade. No segundo tempo, porém, a história mudou completamente. Os anfitriões buscaram um inacreditável empate por 4 a 4.

O resultado foi péssimo para o Arsenal. O time segue na vice-liderança, com 50 pontos, mas perdeu a chance de colocar pressão no líder Manchester United (54). Além disso, viu o Manchester City, que derrotou o West Browmich Albion com três gols de Tevez, encostar (49).

A torcida do Newcastle viveu um pesadelo nos dez minutos iniciais de jogo, quando o Arsenal foi às redes três vezes. Antes do primeiro minuto, após boa troca de passes, Walcott ganhou na corrida de Coloccini e tocou na saída do goleiro Harper. Os Gunners ampliaram aos 3min: Arshavin cobrou falta e Djourou cabeceou com precisão.

O terceiro gol do Arsenal saiu aos 10min. Walcott tocou da direita e Van Persie completou sem chances de defesa para Harper. Como os donos da casa não esboçavam reação, os visitantes mantiveram a pressão. Aos 25min, Van Persie fez seu segundo gol no jogo ao cabecear um cruzamento de Sagna da direita.

No segundo tempo, o Newcastle foi para cima do rival para, ao menos, diminuir. O Arsenal perdeu Diaby logo aos 5min. O defensor foi expulso após se envolver em uma confusão com Barton. Os donos da casa diminuíram aos 24min com Barton, que converteu uma cobrança de pênalti.

O Newcastle se empolgou e, empurrado pela torcida, foi às redes aos 29min com Best, mas o lance foi anulado de forma incorreta – o bandeirinha marcou um impedimento inexistente. No minuto seguinte, porém, Best marcou, após cruzamento da esquerda.

Aos 37min, o Newcastle colocou fogo no jogo. Rosicky empurrou Williamson dentro da área; Barton foi o responsável pela cobrança do pênalti e fez seu segundo gol na partida. O Arsenal ainda tentou se segurar, mas o “milagre” se concretizou aos 42min. A defesa dos Gunners afastou uma cobrança de falta, mas Tiotê pegou de primeira, acertou o canto e fez um golaço. O 4 a 4, que parecia algo impossível, tornou-se realidade.

Nos acréscimos, mais um lance polêmico. Van Persie fez o quinto gol do Arsenal, mas a jogada foi anulada pela arbitragem, que marcou impedimento.

Tevez brilha

Carlos Tevez foi o nome da vitória do Manchester City sobre o West Bromwich Albion. O atacante argentino fez os gols da vitória por 3 a 0 dos Citizens, todos marcados no primeiro tempo. Com o triunfo, a equipe aparece em terceiro lugar com 49 pontos, apenas um a menos do que o Arsenal.

O primeiro gol do City saiu aos 17min, após Kolarov sofrer falta de Reid dentro da área. Tevez cobrou e converteu o pênalti. Cinco minutos depois, o atacante argentino ampliou. Ele escapou de seu marcador e superou o goleiro Myhill.

Para fechar sua grande atuação, Tevez fez mais um gol de pênalti. Thomas dominou a bola com a mão dentro da área. O argentino mais uma vez acertou o chute e definiu a vitória dos donos da casa.

Quem também se destacou pelo faro de gol apurado foi Louis Saha. O atacante fez quatro gols na vitória por 5 a 3 do Everton sobre o Blackpool e se distanciou da zona de rebaixamento. Em outro jogo com muitos gols, o Wigan bateu o Blackburn por 4 a 3. Com o triunfo, o time foi a 26 pontos e, por enquanto, está fora da degola.

Com um gol de Kranjcar nos instantes finais do jogo, o Tottenham venceu o Bolton por 2 a 1 e aparece em quinto lugar com 44 pontos. Van der Vaart, que abriu o placar para os Spurs, perdeu um pênalti. Aston Villa e Fulham empataram por 2 a 2.