Topo

Birmigham bate Arsenal após lambança, quebra jejum e é campeão da Copa da Liga

Do UOL Esporte

Em São Paulo

27/02/2011 14h57

O Birmingham conseguiu neste domingo um feito histórico. O time venceu o Arsenal por 2 a 1, no estádio de Wembley, e conquistou o título da Copa da Liga Inglesa após um jejum de 48 anos. O gol da vitória saiu aos 44min, com Oba Oba Martins após uma lambança do zagueiro Koscielny e do goleiro Szczesny. Com o triunfo, a equipe que luta para não ser rebaixada, disputará a próxima edição da Liga Europa.

ÚLTIMOS CAMPEÕES

2001Liverpool
2002Blackburn Rovers
2003Liverpool
2004Middlesbrough
2005Chelsea
2006Manchester United
2007Chelsea
2008Tottenham Hotspur
2009Manchester United
2010Manchester United

O único título do Birmingham na competição tinha acontecido em 1963. Em 2001, a equipe fez a sua segunda final na história do torneio, porém, empatou no tempo normal com o Liverpool por 1 a 1 e perdeu nos pênaltis por 5 a 4.

Por outro lado, o Arsenal chegou à decisão deste domingo com dois títulos da competição (1987 e 1993) no currículo e todo o favoritismo ao seu lado, pois briga pelo título do Campeonato Inglês e venceu o Barcelona nesta semana pela Liga dos Campeões. Mas o time somou mais um vice da Copa da Liga Inglesa para a sua coleção, agora são cinco: 1968, 1969, 1988, 2007 e 2011. A equipe de Londres não levanta uma taça desde 2005, quando conquistou a Copa da Inglaterra.

Na primeira etapa, o Birmingham começou melhor. O time concentrava suas jogadas no grandalhão sérvio Zigic, de 2,02 m. Com uma boa marcação, a equipe conseguiu pressionar o Arsenal no seu campo. Com isso, criava boas oportunidades e, de quebra, deixava o ataque rival longe do goleiro Foster.

Zigic também serviu de pivô para o Birmingham levar perigo com tabelas rápidas pelo meio. Do outro lado, os meias de criação do Arsenal estavam apagados por conta da marcação rival. A pressão do Birmingham surtiu efeito aos 28min. Após cobrança de escanteio da direita, Zigic recebeu passe de cabeça, usou a sua altura e cabeceou para o fundo do gol de Szczesny.

O gol diminuiu o ímpeto do Birmingham, que deu campo para o Arsenal crescer no duelo. Com isso, a pressão se inverteu e Arshavin e Van Persie começaram a se movimentar mais para buscar o jogo. O trabalho dos dois foi compensado aos 39min. O russo Arshavin fez uma bela jogada pela direita, levou dois zagueiros e cruzou para o holandês Van Persie pegar de primeira. Belo gol do Arsenal.

Na segunda etapa, o confronto ganhou em emoção. As duas equipes passaram a priorizar a velocidade das jogadas e o ritmo do duelo acelerou muito. Aos 11min, após bela jogada do chileno Beausejour, que entrou muito bem no lugar de Gardner, o irlandês Fahey chutou a bola na trave e quase fez para o Birmingham.

Depois desta chance perdida, o Birmingham adotou uma postura mais conservadora e se recuou para jogar no contra-ataque. O Arsenal aproveitou para tomar o domínio do jogo e criou duas belas oportunidades em sequência, porém, parou no goleiro Foster, que fez duas grandes defesas.

Aos 38min, o técnico do Birmingham fez uma alteração que mudou a história da partida. Ele trocou Fahey pelo nigeriano Oba Oba Martins. O atacante colocou fogo no jogo com a sua velocidade característica e decidiu a partida aos 44min. O zagueiro Koscielny e o goleiro Szczesny se atrapalharam na grande área e a bola sobrou para o nigeriano apenas empurrar para o gol.