Topo

Cantona: "Momento marcante da minha carreira foi quando chutei um torcedor"

Cantona se irritou com torcedor do Crystal Palace e deu uma voadora nele - Reprodução
Cantona se irritou com torcedor do Crystal Palace e deu uma voadora nele Imagem: Reprodução

Das agências internacionais

Em Londres (Inglaterra)

04/03/2011 08h51

Para um jogador de futebol, o ápice de sua carreira pode ser um título importante, um expressivo número de gols marcados ou o reconhecimento público. Eric Cantona pensa diferente. O francês acha que o ponto alto de sua trajetória dentro dos gramados foi uma agressão a um torcedor adversário.

Em 1995, Cantona causou polêmica durante uma partida do Manchester United contra o Crystal Palace. Após ser expulso, o francês se irritou com um torcedor rival e, quando deixava o gramado, deu uma “voadora” nele.

Cantona, atual diretor de futebol do New York Cosmos, foi entrevistado pela rede britânica BBC. Questionado sobre qual havia sido seu momento mais marcante na carreira, o ex-jogador não titubeou.

“Foi quando dei o chute no estilo kung fu naquele torcedor, porque este tipo de pessoa não deve estar no futebol. Acho que talvez tenha sido um sonho para alguns, que gostariam de chutar gente assim. Fiz isso por eles. Eles ficaram felizes. Foi um tipo de libertação”, comentou Cantona.

Embora tenha destacado seu “dia de fúria”, Cantona reconheceu que não foi a melhor atitude a ser tomada. “Foi um erro, mas a vida é assim”, disse. Na época, o francês foi suspenso por oito meses e recebeu uma multa de 30 mil libras.

Matthew Simons, o torcedor agredido por Cantona, despertou a ira do jogador. O francês alegou que ele xingou sua mãe.