Topo

Irmãos Silva mantêm invencibilidade e ajudam Manchester a eliminar o Arsenal

Do UOL Esporte

Em São Paulo

12/03/2011 16h13

Foi apenas a quinta vez que os irmãos Rafael e Fábio da Silva, laterais que desta vez jogaram na meia, atuaram juntos como titulares pelo Manchester United. E pela quinta vez, os Red Devils saíram sem derrota com os brasileiros em campo, ao vencerem o Arsenal por 2 a 0 neste sábado, em casa, nas quartas de final da Copa da Inglaterra.

BOLTON TAMBÉM AVANÇA

No jogo que abriu as quartas de final da Copa da Inglaterra, Birmingham e Bolton fizeram um duelo empolgante. Os locais de Birmingham entraram com nove desfalques em campo e ainda perderam mais dois durante o confronto. Ainda assim se mostraram bravos guerreiros e buscaram por duas vezes o empate. Porém, um gol de cabeça do coreano Lee Chung-Yong no final definiu a vitória do Bolton por 3 a 2 e a classificação da equipe às semi da Copa da Inglaterra.

O lateral-direito Rafael teve participação direta nos dois gols do Manchester United, e o esquerdo Fábio anotou o primeiro gol da equipe vermelha, seu segundo com a camisa do clube inglês.

O duelo começou bastante movimentado, com as duas equipes chegando bem à meta adversária. O Arsenal vinha com sua tradicional proposta ofensiva e de toque de bola. Já o Manchester entrou em campo com uma formação totalmente defensiva, com duas linhas de quatro bem fechadas, e apenas Rooney e Hernández à frente. E o ferrolho funcionou.

Aos 28 minutos, a jogada começou com o brasileiro Rafael e acabou nos pés de Rooney. O camisa 10 cruzou na medida para Chicharito Hernández cabecear bem, mas Almunia fez grande defesa. A bola sobrou no meio da área e Fábio não desperdiçou, abrindo o placar para o Manchester United.

OS NÚMEROS DOS IRMÃOS

  • 5

    partidas dos dois juntos

    Fábio e Rafael saíram como titulares por cinco vezes no time
    e não perderam nenhuma vez.

  • 2

    gols têm cada um pelo time

    Os irmãos tem dois gols marcados com a camisa do Manchester. Em ambas as oportunidades, para os dois, eles foram feitos contra o Arsenal e o Wigan.

    Na segunda etapa o Arsenal voltou com o mesmo domínio da posse de bola, e por muito pouco não empatou, parando em espetacular defesa do goleiro Van der Sar. Um minuto depois veio o castigo londrino. Rafael fez boa jogada pela meia direita e tocou para Hernández. Djourou conseguiu travar o mexicano, mas a bola sobrou para Rooney tocar de cabeça e ampliar para o Manchester.

    O Arsenal insistia, mas parava na ótima atuação do holandês Van der Sar. Enquanto isso, o Manchester aproveitava seus contra-ataques perigosos para assustar os Gunners. Assim, os donos da casa administraram o placar e garantiram passagem para as semifinais da Copa pela 27ª vez.

    “Tivemos um bom controle do jogo. Eu não posso culpar a falta de esforço, mas as coisas não estão acontecendo no momento”, lamentou o técnico do Arsenal, Arsene Wenger, após a derrota.

    Os outros dois semifinalistas da competição, que se juntam a Bolton e Manchester United, saem dos confrontos entre Stoke City x West Ham e Manchester City x Reading, que ocorrem neste domingo.

    DECLARAÇÕES DOS IRMÃOS SILVA APÓS O TRIUNFO DO MANCHESTER

    Rafael - No início estranhei um pouco o fato de jogar mais à frente do que estou acostumado, mas depois fui me soltando e felizmente consegui ajudar o Manchester a se classificar. O Arsenal veio com força máxima e tornou o jogo muito complicado. Fiquei feliz pelo gol do meu irmão e também pela minha atuação, pois acredito que pude dar uma boa contribuição para o resultado. Agora precisamos nos doar ao máximo, pois temos condições de brigar por três títulos muito importantes nesta reta final da temporada.Fábio - Nas categorias de base atuei por muito tempo no meio-campo e não tive muitas dificuldades para me adaptar nesta posição no jogo de hoje. Pude jogar mais solto e participar mais das jogadas ofensivas e acredito que consegui fazer meu papel. O curioso é que até 15 dias atrás eu nunca tinha feito gols pelo Manchester e agora já tenho dois. Estou realmente muito feliz pela minha atuação e pela do meu irmão também, que participou dos nossos dois gols e apareceu sempre como boa opção pela direita.