Topo

Manchester United usa clube holandês como "laboratório" para jovens brasileiros

Das agências internacionais

Em Manchester (Inglaterra)

24/03/2011 10h15

De acordo com a Sky Sports, o Manchester United usará a Holanda como estágio de preparação para cinco jovens brasileiros, que devem reforçar seu elenco nos próximos anos. Como parte do processo de adaptação deles ao futebol europeu, o clube inglês os cederá ao Twente, atual campeão holandês.

No último fim de semana, Gladstony, Aguilar, Lucas Evangelista, Agnaldo e Rafael Leão estiveram no estádio Old Trafford para acompanhar a vitória por 1 a 0 do Manchester United sobre o Bolton pelo Campeonato Inglês. Os cinco brasileiros estavam no Desportivo Brasil – cujo dono é a Traffic.

O Manchester United tem uma parceria com o clube paulista para a observação e aproveitamento de jovens jogadores. O clube inglês também tem parceria com o Twente, e por isso pretende ceder os cinco brasileiros à equipe holandesa para que eles ganhem maior experiência.

“O Twente é um parceiro e ajudará o Manchester United a resolver o problema dos jogadores com o passaporte europeu. Por duas razões será bom um atleta ir para a Holanda. Primeiro: dois ou três anos depois, ele já pode ser considerado europeu. E, claro, é mais fácil jogar no Campeonato Holandês do que no Inglês”, explicou Jochen Lösch, presidente de negócios internacionais da Traffic, em entrevista ao diário britânico Daily Mail.

Lösch explicou como funciona o acordo com o Manchester United. “Eles procuram jovens jogadores no Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai. Se eles encontrarem um bom jogador, virão até nós, que o registraremos no Desportivo Brasil. Temos um contrato com o Manchester United pelo qual eles têm a opção de contratá-lo aos 18 anos por um valor fixo. Se o jogador se tornar um Alexandre Pato, o Manchester United o terá com um bom desconto, porque honraremos o contrato. Se eles não gostarem do atleta, ficamos com ele”, disse.