Topo

Jogador inglês quer investigar e-mails pessoais de jornalistas

Imogen Thomas, suposta amante de Defoe, do Tottenham, é pivô de processo na justiça - Matrix/Brainpix
Imogen Thomas, suposta amante de Defoe, do Tottenham, é pivô de processo na justiça Imagem: Matrix/Brainpix

Do UOL Esporte

Em São Paulo

17/05/2011 08h43

Um jogador não identificado do Campeonato Inglês pediu ao Alto Tribunal de Londres uma autorização para investigar os e-mails e mensagens de texto de jornalistas do News Group International, do magnata Rupert Murdoch, informa o diário espanhol AS. A intenção é calar a imprensa sobre a divulgação de casos extraconjugais de celebridades.

Especula-se na imprensa britânica que o atleta em questão seja Jermain Defoe, do Tottenham. É crescente o pedido da chamada “ordem da mordaça” na Inglaterra por parte de famosos e milionários.

O advogado Hugh Tomlison, que representa o jogador, tem como principal alvo Kelvin Mackenzie, colunista do jornal The Sun. Isso porque o jornalista teria divulgado um suposto caso desse jogador com uma ex-modelo e ex-participante do Big Brother Inglês chamada Imogen Thomas.

Mackenzie contou que recebia muitos pedidos por e-mail de pessoas que lhe pediam para revelar o nome de quem havia buscado amparo na ordem de mordaça para ocultar sua identidade. O jornalista, então, confessou que algumas vezes dá nomes aos leitores que entram em contato, outras não. Para o advogado, isso quer dizer que o jornalista está “violando a lei quando bem entende”.

Em sua defesa, o News Group, ao qual pertence o The Sun, pediu ao mesmo tribunal permissão para divulgar ao grande público o nome do jogador implicado no caso. O juiz que emitiu a ordem da mordaça, no entanto, justificou sua decisão de mantê-la afirmado que o atleta teria sido alvo de chantagem por parte da ex-modelo.

A chantagem teria ocorrido depois que o jornalista Thomas disse a Imogen que estava pensando em publicar no tablóide suas relações com o atleta e também divulgar fotos em que os dois apareciam chegando no mesmo hotel para se encontrarem. Em declarações à imprensa, ela negou que tenha tentado chantagear o amante e se disse alvo de injustiça, pois enquanto seu nome é divulgado e difamado, o do jogador permanece oculto.

Apesar da reclamação, novamente o juiz disse que sua decisão de manter a intimidade do jogador em segredo é baseada na Convenção Europeia de Direitos Humanos.