Topo

Inspirado em Joel, Tevez tropeça no inglês e culpa por polêmica cai em tradutor

Tevez chega a Buenos Aires com a mulher Vanessa Mansilla e as filhas Florencia e Katie - Reuters
Tevez chega a Buenos Aires com a mulher Vanessa Mansilla e as filhas Florencia e Katie Imagem: Reuters

Do UOL Esporte

Em São Paulo

06/10/2011 07h04

A mais recente da série de polêmicas que Carlos Tevez acumula no Manchester City aconteceu, de acordo com o empresário Kia Joorabchian, por causa de um dos maiores problemas que o argentino enfrenta na Inglaterra. Com sérias dificuldades para aprender o inglês, o atacante não consegue se comunicar diretamente com companheiros e técnico e precisa recorrer a um tradutor. Este personagem virou o grande vilão da briga entre o jogador e seu técnico.

NA ÉPOCA DO MANCHESTER UNITED, TEVEZ "IMPROVISA" E RELEMBRA JOEL SANTANA

O atrito de Tevez com Roberto Mancini aconteceu durante o segundo tempo da derrota de seu time para o Bayern de Munique, na Liga dos Campeões. Segundo Kia, o atleta foi vítima de um erro de tradução no banco de reservas. O técnico Roberto Mancini, no entanto, assegura que falou para Tevez sair do banco e entrar no gramado.

O argentino fez careta e se recusou a cumprir tais ordens. Com a ajuda de outro tradutor, o atacante falou sobre a situação após o jogo. Kia culpou as diferenças das declarações em espanhol e inglês para, mais uma vez, livrar o seu jogador de culpa.

Quando perguntado se Tevez disse: “Eu não me sentia bem para não jogar, então eu não joguei”, Kia disse: “eu falo espanhol e inglês. Eu ouvi a pergunta em inglês e a tradução para espanhol e a tradução estava incorreta. As questões foram interpretadas de forma incorreta e as respostas de Carlos foram mal-interpretadas”.

A dificuldade de Tevez com o inglês lembra os problemas que Joel Santana enfrentou quando treinava a África do Sul. O atual técnico do Bahia, porém, fazia certo esforço para se fazer entender. Por outro lado, o argentino demonstra não estar adaptado à vida na Inglaterra, onde vive desde 2006, e não cogita tentar aprender o idioma.

“Não tem nada para fazer em Manchester. Sigo falando inglês muito mal. Quando meu contrato terminar não volto lá nem de férias”, disse o argentino em entrevista dada ao canal Telefé em junho.

  • Ricardo Nogueira/Folhapress

    JOEL SANTANA EM INGLÊS: "Hit" na rede, Joel desdenha de críticas a inglês e aposta na prática

Esta declaração não foi bem aceita pelos dirigentes e pelo técnico do City. Após dizer que queria deixar o clube e a negociação com o Corinthians fracassar, Tevez viu o seu prestígio cair ainda mais. Ele voltou para a Inglaterra sem o posto de capitão e na reserva, apesar de ter sido o principal jogador do time na última temporada.

Companheiro de Tevez no Manchester City, o também argentino Pablo Zabaleta costuma “salvar” Tevez em algumas situações. Fluente no idioma, o lateral já comentou ser mais difícil fazer o atacante aprender inglês que levantar um troféu pelo clube. “É importante falar a língua porque temos que nos comunicar com os companheiros, com o treinador, com todos”, explicou.

Alheio aos problemas, Tevez pareceu estar feliz com a solução dada pelo City após a polêmica durante o jogo contra o Bayern. Suspenso até 12 de outubro, enquanto o clube conduz uma investigação interna sobre as suas ações, o jogador desembarcou em Buenos Aires com sorrisos nesta terça-feira.

TREINADOR ORDENA, MAS CARLOS TEVEZ NÃO ENTRA EM CAMPO CONTRA O BAYERN