Topo

Médicos adotam cautela sobre retorno de Muamba aos gramados

Fabrice Muamba, do Bolton, participava normal da partida antes de cair desacordado no gramado - AP Photo/Matt Dunham
Fabrice Muamba, do Bolton, participava normal da partida antes de cair desacordado no gramado Imagem: AP Photo/Matt Dunham

Das agências internacionais

Em Londres (Inglaterra)*

21/03/2012 11h51

A recuperação de Fabrice Muamba, meio-campo do Bolton que sofreu uma parada cardíaca no gramado durante uma partida no último sábado na Inglaterra, tem deixado os médicos otimistas, mas um prazo para seu retorno ao futebol ainda é muito prematuro. 

“Ainda é muito cedo para um processo de recuperação que pode ser longo”, disse Sam Mohiddin, cardiologista do Hospital London Chest, que preferiu não arriscar um prazo para o jogador voltar a jogar. O médico, no entanto, disse que a melhora que Muamba tem apresentado nas últimas horas é “extraordinário” para uma pessoa cujo coração parou de bater por tanto tempo. 

O médico do Bolton, Jonathan Tobin, manteve o mesmo discurso e prevê um longo caminho para que Muamba possa atuar novamente como jogador profissional. Tobin ainda falou sobre a pressão que sofreu ao atender o atleta. "Não consigo explicar a pressão que senti naquele momento", disse. 

O Bolton ameaçou abandonar a Copa da Inglaterra e também cogitou solicitar o adiamento de alguns jogos pelo Campeonato Inglês, mas voltará a campo neste sábado para enfrentar o Blackburn Rovers pela Premier League. O pedido para que o time cumprisse sua agenda partiu da família do próprio Fabrice Muamba, jogador do time que no último sábado teve uma parada cardíaca em pleno estádio.

O meia de 23 anos ainda está internado e inspira cuidados médicos, e o time cogitou cancelar os jogos em forma de respeito. "Nós conversamos com os jogadores nesta manhã e passei para eles a conversa que tive com a família de Fabrice", disse o técnico Owen Coyle.

"O pai dele e a esposa, Shauna, estavam ansiosos para nos pedir que cumprissemos nossa agenda. Uma vez que os jogadores souberam disso, não tivemos dúvidas de que entrararíamos em campo", completou.

O Bolton aguarda agora que a Federação Inglesa marque uma nova data para o duelo contra o Tottenham, paralisado após o mau súbito de Muamba. Apesar de ainda estar em estado grave, o meia natural de Congo e naturalizado inglês, apresentou melhoras nos últimos dias.

Segundo relatos de pessoas próximas, o jogador já respira sem precisar de aparelhos e até conversa com os parentes. De acordo com o jornal inglês “Mirror”, Muamba quis saber se o Bolton havia sido derrotado pelo Tottenham. O jogo, válido pela Copa da Inglaterra, estava empatado em 1 a 1 no momento do acidente.

Aime Esalo, amigo do jogador, disse que ele não entendeu ao ficar sabendo que o duelo havia sido suspenso e perguntou o por quê. De seu pai, o atleta ouviu: “Por causa de você”.

O Bolton não faz boa campanha no Campeonato Inglês e é apenas o 17ª colocado com 23 pontos, uma a mais que o QPR na zona de rebaixamento.

*Atualizado às 14h29