Topo

Champanhe no futebol inglês causa embaraço a mulçumanos, e patrocinador pode trocar bebida

Do UOL, em São Paulo

24/05/2012 11h51

No Campeonato Inglês, existe o costume do principal patrocinador da competição (O banco Barclays) presentear com um champanhe o melhor jogador da partida. No entanto, uma tradição religiosa pode ter que alterar tal premiação. Isso porque jogadores muçulmanos rejeitam o agrado por não lhe serem permitido o consumo de bebidas alcólicas.

Yaya Toure, do Manchester City, foi um dos que rejeitou o prêmio após ser considerado o melhor jogador na vitória de sua equipe sobre o Newcastle.
 
E essa não foi a primeira vez que o marfinense negou um brinde. Após seu companheiro de equipe, Joleon Lescott lhe oferecer uma garrafa ao vivo pela TV, Toure responde: "Eu não bebo porque sou muçulmano. Pode ficar".
 
Fontes dizem que os jogadores do Manchester United chegaram a brincar com a situação dizendo que eles aproveitariam o champanhe no caso dele ser jogado fora.
 
Um porta-voz do patrocinador informou que o banco já está sabendo do 'problema com o álcool'. "Barclays está vendo se é aceitável oferecer uma bebida alcólica já que há muitas nacionalidades na liga".