Topo

Ashley Cole marca após dois anos, Chelsea bate Stoke City e mantém liderança

Fernando Torres tenta jogada pelo Chelsea na partida contra o Stoke City - AP Photo/Sang Tan
Fernando Torres tenta jogada pelo Chelsea na partida contra o Stoke City Imagem: AP Photo/Sang Tan

Do UOL, em São Paulo

22/09/2012 12h52

O Chelsea entrou no Stamford Bridge neste sábado disposto a manter a liderança do Campeonato Inglês e, por 85 minutos, tentou furar a defesa do Stoke City. Porém, sem Terry e Lampard entre os titulares, o gol dos Blues só veio no final da segunda etapa, com Ashley Cole, que não marcava há mais de dois anos.
 
Com o gol inesperado de Cole, o Chelsea conseguiu segurar o placar por cinco minutos e não pode ser alcançado nesta rodada. Autor de um golaço no meio da semana, Oscar caiu nas graças da torcida, mas não conseguiu ajudar a equipe e ainda recebeu um cartão por simular um pênalti. O Stoke City, que havia empatado as quatro primeiras partidas, conhece sua primeira derrota e fica próximo da zona de rebaixamento. 
 
A partida começou com muita posse de bola do Chelsea, mas sem criar jogadas de perigo. Nos primeiros minutos, o principal lance veio com os visitantes. Em falta pela direita, Adam cruzou e Walters desviou de cabeça, acertando o travessão de Cech.

EVERTON ASSUME VICE-LIDERANÇA

  • Fora de casa, o Everton bateu o Swansea City por 3 a 0, com gols de Anichebe, Mirallas (foto) e Fellaini, e assumiu a vice-liderança temporariamente. O West Bromwich Albion superou o Reading com gol de Lukaku e dormirá na terceira posição.

    Outro time que aproveitou o mando de campo foi o Southampton. Lanterna do campeonato com quatro derrotas, a equipe goleou o Aston Villa por 4 a 1 e saiu da zona de rebaixamento.

    O Fulham visitou o Wigan e conseguiu importante vitória, por 2 a 1, dormindo na zona de classificação para a Liga dos Campeões. No único empate deste sábado, West Ham e Sunderland ficaram no 1 a 1.

 
Aos 25 minutos, Torres perdeu a melhor chance para o Chelsea. Mata conseguiu grande lançamento por cima da zaga do Stoke, o espanhol matou no peito e, ao deixar a bola cair, furou o chute.
 
Muito acionado na primeira etapa, o brasileiro Oscar fez boas jogadas no meio campo e procurou o jogo, mas não levou perigo ao gol de Begovic.
 
No início do segundo tempo, o Chelsea empolgou a torcida com jogada envolvendo dois brasileiros. Ramires roubou a bola no campo de defesa e tocou para Torres, que, de primeira, lançou Oscar. O novo ídolo dos Blues entrou na área, dividiu com Shawcross e caiu, pedindo pênalti. O árbitro não foi na do brasileiro e ainda o advertiu com cartão amarelo por simulação.
 
O Chelsea continuou com maior posse de bola e tomando a iniciativa, enquanto o Stoke contava com lances isolados na área, buscando Crouch pelo alto. Com o jogo entrando nos minutos finais, as duas equipes apelaram para jogadas aéreas.
 
A torcida do Chelsea voltou a se animar aos 37 minutos, quando Lampard foi anunciado no lugar de Mikel. O inglês não participou do lance do gol, mas os donos da casa finalmente conseguiram abrir o placar, três minutos depois. Após longa troca de passes, Ivanovic cruzou rasteiro da direita, Mata não conseguiu dominar, mas a bola sobrou para Cole. Na pequena área, cara a cara com Begovic, ele só precisou tocar para a rede.
 
O Stoke saiu para o jogo em busca do empate, mas sem criar muitas jogadas. Com quatro vitórias e um empate, o Chelsea não pode ser alcançado nesta rodada, que tem o complemento neste domingo envolvendo o clássico entre Liverpool e Manchester United.