Topo

Zagueiro John Terry anuncia sua aposentadoria da seleção inglesa

Terry comanda a seleção inglesa no duelo contra o País de Gales, um de seus últimos - Darren Staples/Reuters
Terry comanda a seleção inglesa no duelo contra o País de Gales, um de seus últimos Imagem: Darren Staples/Reuters

Das agências internacionais

Em Londres (Inglaterra)

23/09/2012 17h20

O zagueiro John Terry anunciou, neste domingo, que não vai mais defender a seleção inglesa de futebol. A informação, divulgada pela rede britânica BBC, põe fim a uma carreira com 78 jogos, duas participações em Copas do Mundo e muitas polêmicas.

Aos 31 anos, Terry anuncia sua decisão uma dia antes do seu julgamento por racismo, que deve acontecer nesta segunda, na sede da Federação Inglesa.

O caso pode ter relação direta com a aposentadoria de Terry. Ele é acusado de racismo por Anton Ferdinand, irmão de Rio Ferdinand, com quem Terry dividiu a zaga inglesa por anos a fio.

Rio apoiou o irmão publicamente e acabou sendo esquecido por Roy Hodgson na convocação para a Eurocopa, e reclamou publicamente da atitude. Terry, por sua vez, virou um alvo fácil da mídia e da opinião pública pela soma de episódios negativos em que se envolveu.

O mais famoso deles aconteceu em 2010. Até aquele momento, Terry era não apenas o titular, mas também o capitão do time então treinado por Fabio Capello. Na época, ele perdeu a braçadeira após ser acusado de ter um caso com a namorada de Wayne Bridge, lateral que foi seu companheiro no Chelsea e também na seleção inglesa.