Topo

Adeus de Alex Ferguson rivaliza até com anúncio do novo papa no Twitter

Adeus de Alex Ferguson virou trending topic mundial em apenas oito minutos no Twitter - REUTERS/Phil Noble
Adeus de Alex Ferguson virou trending topic mundial em apenas oito minutos no Twitter Imagem: REUTERS/Phil Noble

Do UOL, em São Paulo

09/05/2013 15h39

Após anunciar sua aposentadoria do cargo de técnico do Manchester United, Sir Alex Ferguson foi mencionado 6 milhões de vezes no Twitter em 24 horas, informou o site. Com esse número, ele rivaliza com outros personagens e eventos que "bombaram" na rede de microblogs nos últimos meses, como o anúncio da escolha do papa Francisco e a morte da ex-primeira-ministra britânica Margareth Thatcher.

Ferguson ficou apenas 1 milhão de tuítes atrás do argentino Jorge Mario Bergoglio, apontado como novo papa em 13 de março. Já o falecimento da "Dama de Ferro", como Thatcher era conhecida, foi facilmente batido no Twitter pelo adeus do treinador escocês, multicampeão pelos "Diabos Vermelhos".

Apenas 20 minutos depois do anúncio oficial feito pelo Manchester United sobre a saída de Ferguson, a rede social já registrada 13 mil tuítes por minuto sobre a saída do comandante. Em oito minutos, o assunto se tornou um trending topic (assunto mais comentado) no mundo.

A aposentadoria do escocês, porém, ficou ainda muito longe do assunto mais comentado na história do Twitter: a reeleição de Barack Obama para a presidência dos Estados Unidos, que teve 31 milhões de tuítes registrados.

Nesta quinta-feira, inclusive, os "Diabos Vermelhos" já anunciaram seu novo treinador. Pelos próximos seis anos, o também escocês David Moyes, ex-Everton, comandará o mais vitorioso time do futebol inglês. O nome foi aprovado por Alex Ferguson, que ficou no cargo por 27 anos.

"Quando discutimos os candidatos que tinham os atributos corretos, foi unânime o nome de David Moyes. É um homem de grande integridade e ético no trabalho. Ele é jovem e fez um trabalho magnífico no Everton. Não há dúvida de que ele tem todas as qualidade que esperamos de um comandante deste clube", disse o Sir.

Ferguson ainda tem mais duas partidas à frente do Manchester United, ambas pelo Campeonato Inglês - título já conquistado pelos Devils. No próximo domingo, o clube vermelho recebe o Swansea, no estádio Old Trafford, em partida que promete ser cheia de homenagens. A despedida oficial será no outro domingo, dia 19, fora de casa, contra o  West Bromwich.