Topo

Arsenal goleia, rebaixa campeão da Copa da Inglaterra e fica perto da Champions

Alemão Podolski marcou duas vezes e foi o destaque da goleada do Arsenal - Shaun Botterill/Getty Images
Alemão Podolski marcou duas vezes e foi o destaque da goleada do Arsenal Imagem: Shaun Botterill/Getty Images

Do UOL, em São Paulo*

14/05/2013 17h35

Nesta terça-feira, acabou uma das maiores lendas do Campeonato Inglês nos últimos anos: a de que o Wigan nunca seria rebaixado. Em Londres, o Arsenal não tomou conhecimento do atual campeão da Copa da Inglaterra, atropelou por 4 a 1 e despachou o rival para a segunda divisão.

O resultado foi excelente para a equipe londrina, que foi a 70 pontos na Premier League e roubou a quarta colocação do rival Tottenham. Na próxima rodada, os Gunners jogam contra o Newcastle e, caso conquistem a vitória, levam de bônus uma vaga na Liga dos Campeões.

Já o Wigan não conseguiu sustentar sua fama de "duro na queda" no Inglês. Nas últimas temporadas, o clube ficou conhecido por passar boa parte do campeonato na zona da degola, salvando-se com reações espetaculares nas retas finais. Neste ano, porém, uma campanha que teve 20 derrotas em 37 jogos afundou o time. Como consolo, ficou o título da FA Cup contra o Manchester City, no último domingo.

Os três rebaixados da Premier League, aliás, já foram definidos: além do Wigan, Reading e Queen Park Rangers (do goleiro brasileiro Júlio César) vão disputar a Segundona na próxima temporada.

No estádio Emirates, o Arsenal se impôs rapidamente e abriu o placar com Podolski, de cabeça. Após pressionar muito atrás do segundo tento, no entanto, o clube tricolor acabou castigado com o gol de empate em uma bela cobrança de falta de Maloney.

MANCHESTER CITY VENCE E TERMINA ASSEGURA VICE DO CAMPEONATO INGLÊS

  • AFP PHOTO/GLYN KIRK

    Após anunciar a demissão do técnico Roberto Mancini, na última segunda-feira, o Manchester City não pareceu abalado nesta terça. Mesmo fora de casa, o time bateu o Reading por 2 a 0 e assegurou o vice-campeonato do Inglês, além de uma vaga na Liga dos Campeões. O argentino Agüero (foto) abriu o placar no primeiro tempo, enquanto o bósnio Dzeko fechou a conta perto do fim do jogo. O lateral brasileiro Maicon ainda atuou, entrando na vaga do lesionado Kolo Touré no primeiro tempo.

Na segunda etapa, todavia, os Gunners não deram chances ao adversário e construíram a goleada com três gols em oito minutos. Primeiro, Cazorla cruzou rasteiro e Walcott completou. Depois, Podolski tocou por cobertura na cara do goleiro para fazer seu segundo. Ramsey fechou o placar e a golada com um tiro na pequena área, que ainda bateu no peito do goleiro Joel antes de morrer no fundo das redes.

O Campeonato Inglês acaba no próximo final de semana. No domingo, o Arsenal faz o jogo decisivo contra o Newcastle, fora de casa, valendo vaga na Champions. O Wigan, por sua vez, cumpre tabela em casa, contra o Aston Villa.

*Atualizado às 17h56