Topo

Time inglês perde patrocinador por conta de gesto fascista de Anelka

Do UOL, em São Paulo

20/01/2014 15h18

O clube inglês West Bromwich Albion vai sentir no bolso as consequências de um gesto do francês Nicolas Anelka ao comemorar um gol durante partida contra o West Ham, pelo Campeonato Inglês, no ano passado. Um dos patrocinadores da equipe anunciou que vai retirar sua marca do time após o final da temporada.

“Ao final da temporada vamos nos dedicar a outras atividades publicitárias”, comunicou o diretor de comunicações do Zoopla, um buscador imobiliário britânico, que estampa sua marca na camisa do West Bromwich Albion. O patrocinador pagou três milhões de libras para o time inglês por conta do patrocínio com duração de dois anos.

A polêmica com Anelka aconteceu no final do ano passado. Na ocasião, o jogador marcou duas vezes no empate por 3 a 3 contra o West Ham. No primeiro gol, o francês comemorou com o braço esquerdo sobre o ombro direito, repetindo gesto popularizado pelo comediante francês Dieudonne M'Bala M'Bala.

O problema é que M'Bala tem extenso histórico de comentários sobre Holocausto e judeus. O comediante já foi processado por antissemitismo, e o gesto feito por Anelka, conhecido como "quenelle", é associado a esse tipo de comportamento.

Depois do jogo, Anelka rechaçou qualquer propósito antissemita na comemoração. Segundo ele, a única intenção era homenagear M'Bala, de quem o jogador é amigo.