Topo

Após suspensão por gesto antissemita, Anelka rescinde contrato com ingleses

Do UOL, em São Paulo

14/03/2014 16h01

O francês Nicolas Anelka, suspenso por cinco jogos do campeonato Inglês desde fevereiro em razão de gesto antissemita que fez ao comemorar gol, rescindiu nesta sexta-feira seu contrato com o West Bromwich.

Ele fez o gesto conhecido como “quenelle” em jogo contra o West Ham, em 2013 - o gesto foi popularizado na França pelo comediante Dieudonné M'bala M'bala, famoso por fazer fortes piadas de judeus e que coleciona multas e processos por um discurso considerado antissemita.

“Depois das conversas entre o clube e eu, foi proposto meu retorno ao grupo em condições as quais não pude aceitar. Para manter minha integridade, tomei a decisão de acabar com o contrato neste momento”, declarou o jogador.

O clube chegou a negar ter recebido uma posição oficial do atleta, mas mudou de opinião e, em nota oficial com tom de irritação, divulgou que avisou Anelka que rescindirá o contrato.

Anelka se disse inocente desde que fez o gesto em campo. Segundo ele, foi apenas uma homenagem ao humorista, que é seu amigo.

O contrato de Anelka não foi o único encerrado no West Bromwich. O patrocinador do time, Zoopla, anunciou que não renovará o contrato para a próxima temporada em razão do comportamento do atacante.

Aos 35 anos, Anelka rodou por diversos clubes das principais ligas da Europa e também pela China. Ele disputou a Copa do Mundo de 2010, quando foi expulso da seleção com a competição ainda em andamento por briga com o técnico Raymond Domenech.