Topo

Venda de brasileiro, 'filho' do técnico e grosseria: tensão no Manchester

Van Gaal vê problemas afetarem o clima no vestiário  - AFP PHOTO / OLI SCARFF
Van Gaal vê problemas afetarem o clima no vestiário Imagem: AFP PHOTO / OLI SCARFF

Do UOL, em São Paulo

17/09/2015 06h00

Não só a derrota na estreia da Liga dos Campeões para o PSV é problema. Wayne Rooney e Michael Carrick já avisaram o técnico Louis Van Gaal que o elenco do Manchester United está insatisfeito. A postura difícil do holandês, com seu jeito pouco amigável, começa a incomodar. Eles também não aprovaram a venda do brasileiro Rafael, assim como estão irritados com o analista de desempenho Max Reckers, considerado “um filho” por Van Gaal.

Segundo os jornais ingleses, Max Reckers concentra suas análises principalmente nas deficiências dos jogadores do Manchester. As longas reuniões com vídeos reforçando os pontos fracos de cada um e a crescente importância que Van Gaal dá ao analista viraram um problema.

 “Ele é meu guru do computador e é como se fosse meu filho. É incrível a quantidade de informações que ele traz”, resumiu Van Gaal, destacando a atuação de Reckers.

Mas esse não é o único obstáculo enfrentado por ele. A maneira de lidar com os jogadores virou alvo de reclamação. O histórico do treinador não ajuda: muitos atletas já o acusaram publicamente de não saber lidar com seus subordinados nas passagens por outros times.

Outro fator que incomodou o elenco foi a venda do brasileiro Rafael para o Lyon. De acordo com o The Telegraph, liberar o lateral depois de sete anos de Manchester foi visto como um sinal de desrespeito. Assim como Rafael, Di María, Van Persie e Chicharito Hernádez deixaram o clube acusando problemas de relacionamento com Van Gaal.

Após 14 meses de Manchester e R$ 1 bilhão de investimentos no elenco, o técnico holandês vê a pressão aumentar. No Inglês, após cinco rodadas, a equipe está em terceiro lugar, já a cinco pontos do líder e rival Manchester City. Na Liga dos Campeões, o Manchester estreou na fase de grupos perdendo por 2 a 1 para o PSV, na Holanda. É bom Van Gaal ficar esperto.