Topo

Time já usou jogadores de 18 países no Inglês. E só dois são 'locais'

Gomes, ex-seleção brasileira, é o goleiro do Watford - Reprodução/Twitter
Gomes, ex-seleção brasileira, é o goleiro do Watford Imagem: Reprodução/Twitter

Do UOL, em São Paulo

14/11/2015 06h00

Imagine um time de futebol do Brasil em que os jogadores brasileiros sejam exceção. Pois o Watford vive situação semelhante na primeira divisão do Inglês. Passadas 12 rodadas do campeonato, apenas dois jogadores ingleses entraram em campo. São os estrangeiros que dominam.

Atletas de 18 países já vestiram a camisa da equipe nesta temporada. O Brasil é representado pelo experiente goleiro Gomes, campeão das Copas das Confederações de 2005 e 2009 pela seleção e um dos goleiros da Copa de 2010. Ele foi um dos destaques do time em 2013-14, quando ajudou no acesso à primeira divisão.

Além de Brasil e Inglaterra, Argélia, Áustria, Camarões, Colômbia, Equador, França, Grécia, Holanda, Itália, México, Nigéria, Irlanda do Norte, Escócia, Espanha, Suíça e Uruguai tiveram jogadores em campo com a camisa do Watford no atual campeonato.

A “invasão” dos estrangeiros é ainda maior se considerado o elenco completo. Dos 38 jogadores, não seria possível formar um time só com ingleses, que são nove. O grupo é formado por um total de 23 nacionalidades. Para completar a legião, o técnico é espanhol: Enrique Sanchez Flores.

E a campanha do Watford na elite do Inglês não é ruim. A equipe está na 11ª colocação com 16 pontos, a cinco pontos da zona de classificação da Liga Europa e a oito da zona de rebaixamento. A comunicação não deve ser a maior virtude do Watford, mas por enquanto o time que já teve Elton John como presidente consegue lidar bem com essa mistura cultural.